Banca de DEFESA: IGOR MONTIEL MARTINS CUNHA

DISCENTE: IGOR MONTIEL MARTINS CUNHA
DATA: 15/03/2018
LOCAL: Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (Campus Rondon)
TÍTULO: TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS E INCLUSÃO SOCIAL: RELATOS DE EX-JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE SANTARÉM-PA
PALAVRAS-CHAVES: Trajetória educacional. Futebol. Inclusão social.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: Mesmo após mais de um século da inserção no território brasileiro, o futebol permanece como um dos principais elementos da cultura nacional. Tal fato contribuiu para que esse esporte fosse bastante analisado academicamente, principalmente em seus aspectos técnicos e administrativos. No entanto, ao longo das últimas décadas tem crescido o interesse dos centros de pesquisa em torno das relações sociais, muitas vezes opressivas, que se desenrolam no interior desse esporte. Um dos temas bastante recorrentes nesse tipo de abordagem é a relação entre a formação profissional e a formação escolar, que no caso do futebolista, ocorrem simultaneamente, acarretando na necessidade dos jovens esportistas conciliarem a rotina entre escola e o clube. Compreendendo que a relação entre a educação formal e a formação futebolística ainda é conflitante no Brasil, por diversas questões culturais, estruturais e legislativas, é importante aprofundar o debate sobre a importância da educação informal nas condições de existência dos ex-jogadores. Assim, esta pesquisa teve como objeto de estudo a relação entre as trajetórias educacionais e a inclusão social de ex-jogadores de futebol na fase da pós-carreira esportiva. Para tal, foram realizadas entrevistas biográficas com 5 ex-jogadores profissionais, a partir do dispositivo metodológico denominado retrato sociológico (LAHIRE, 2004). Em análise foi constatado que a atual inclusão social dos participantes da pesquisa está bastante vinculada às socializações e às práticas cotidianas, características da educação informal. Outros pontos também foram exaltados, como a visão mercadológica das instituições escolares e os elementos disciplinadores da educação formal no discurso dos entrevistados. Assim, foi confirmada que a hipótese inicial que preconizava a importância da educação formal para a inclusão social dos ex-jogadores de futebol, se mostrou adequada à maioria dos casos demonstrados, embora seja recomendável tanto aprofundar esse debate, quanto realizar novas pesquisas com as questões que surgiram a partir dos resultados do estudo.
Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP