Banca de DEFESA: ANGEL PENA GALVÃO

DISCENTE: ANGEL PENA GALVÃO
DATA: 22/03/2018
LOCAL: ICED
TÍTULO: ROBÓTICA EDUCACIONAL E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM EXPERIMENTO EDUCACIONAL EM DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Tecnologia da Comunicação e Informação; Robótica educacional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: Este estudo tem como proposta mostrar o desenvolvimento de um experimento de ensino, a partir do uso da robótica educacional na matemática em uma escola pública de ensino fundamental. Foi desenvolvido após a leitura e discussão de percursos teóricos tais como: Vygotsky (1989), Oliveira (2013) D’Ambrósio (2003) Valente (1993) de como acontece a relação entre o professor e o uso de tecnologias na educação, como uma ferramenta que possibilita o auxílio na aprendizagem matemática dos alunos. Deste modo, propõe-se um experimento de ensino, a partir do uso da robótica para o ensino da matemática, discutindo a importância da tecnologia e sua contribuição para educação, o papel desempenhado pelo professor ao utilizar esses recursos em sala de aula e análise da formação desse professor para o uso dessas ferramentas. A metodologia desenvolvida foi realizada a partir de um levantamento inicial da literatura sobre o tema e desenvolvimento de um conjunto de atividades com experimentações de robótica educacional, realizadas no laboratório de informática na Escola Municipal Rotary com alunos do 7º ano do ensino fundamental com o intuito de contribuir para a elaboração e a efetivação de uma proposta de experimento de ensino da matemática com a robótica educacional. Os resultados obtidos a partir de entrevistas, fotos, gravações, anotações no diário de bordo do pesquisador e ainda os documentos produzidos pelos alunos mostraram que o desenvolvimento do conhecimento das áreas tecnológicas incentiva os alunos para o aprendizado e colabora para o interesse dos alunos, proporcionando momentos de significativa aprendizagem dentro da disciplina de matemática. Com isso, o uso da robótica educacional, na prática pedagógica, pode trazer resultados esperados por qualquer docente: a participação, desenvolvimento do pensamento crítico e o aprendizado de seu aluno.
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA