Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA CASTRO TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA CASTRO TEIXEIRA
DATA: 20/02/2018
HORA: 09:00
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A CRIANÇA E A MÚSICA: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MUSICAIS EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO MUSICAL NÃO-FORMAL EM SANTARÉM/PA, A PARTIR DO OLHAR DA CRIANÇA
PALAVRAS-CHAVES: Educação musical, Música e infância, práticas pedagógicas, desenvolvimento humano e espaços não-formais de ensino
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A educação musical contemporânea tem centrado seu campo de estudo e suas abordagens em práticas diversificadas, buscando contemplar diferentes espaços, contextos e metodologias. Partindo deste viés, este trabalho apresenta as práticas pedagógicas musicais em um espaço não-formal de ensino na cidade de Santarém-Pará, na Amazônia, a partir do olhar das crianças participantes, centrando-se no pressuposto teórico de que a criança é um ser ativo no próprio processo desenvolvimental e de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, esse estudo tem como objetivo geral: analisar as práticas pedagógico-musicais em um projeto de inclusão sociocultural mediante a música, a partir do olhar da criança. Como objetivos específicos, pretendem-se: identificar o perfil dos participantes, averiguar as concepções das crianças participantes sobre o termo música; bem como compreender como as crianças enxergam as vivências em educação musical e as práticas pedagógicas executadas nesse espaço. O referencial teórico desse trabalho abarca autores como: Arantes (2011), Almeida (2012), Araújo (2009), Santos (2004), Sousa (2004), Grossi (2003), Gadotti (2005), Queiroz (2004), Menezes (2010), Libâneo (1999, 2000), Oliveira (2000), Arroyo (2000, 2001, 2003), Queiroz (2007), Araújo (2009), Santos (2006) Kleber (2003, 2006), Bréscia (2002), Green (2008), Gainza (1988), Ilari (2002, 2003, 2009), Martins e Pederiva (2013), Joly (2003), Souza (2004).Para realizar este trabalho, escolheu-se a pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso. Participarão 10 crianças na faixa etária de 08 a 12 anos de idade, alunos da turma de flauta doce e teclado. Os instrumentos utilizados para coleta de dados serão uma folha de dados sociodemográficos, o inventário de recursos familiares (RAF), visita guiada pelas crianças, diário de campo e roteiro de grupo focal. Os dados sociodemográficos e os dados do RAF serão analisados mediante recursos da estatística descritiva, com o uso de medidas de tendência central. Os dados oriundos do grupo focal serão analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE & LEFÉVRE, 2005). Os dados da visita guiada serão analisados através da Análise Narrativa. Espera-se evidenciar a perspectiva da criança sobre as vivências e práticas pedagógicas musicais que ocorrem no contexto de um projeto de Educação Musical em contexto não formal, de maneiras a fornecer subsídios para a prática mais eficiente, assim como o melhoramento e reformulação de práticas pedagógico-musicais nos demais ambientes onde ele acontece.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP
Externo à Instituição - PATRICIA MARTINS PEDERIVA - UnB
Notícia cadastrada em: 19/02/2018 17:41
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