Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIO ADONIS SILVA

DISCENTE: MARIO ADONIS SILVA
DATA: 17/01/2018
LOCAL: H304
TÍTULO: RELIGIOSIDADE E ESCOLARIZAÇÃO: do conflito histórico à conciliação necessária.
PALAVRAS-CHAVES: Educação integral; formação docente ; Religiosidade e escolarizacao .
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: RESUMO Este trabalho discute a Formação de Educadores (as), na perspectiva da Educação Integral, isto é, processo promotor do desenvolvimento pleno do ser humano, tal como estabelecido na legislação nacional pertinente, bem como, com o caráter originário do ato educativo. Entendendo que nas sociedades modernas as escolas se tornaram na principal instituição responsável pelo processo educativo, para que a escolarização se realize segundo esse propósito, os profissionais que nelas atuam precisam receber formação que os habilitem a promover Educação Integral; para tanto, ao desenvolver o processo educativo, se faz necessário levar em conta todas as dimensões constitutivas da condição humana, dentre as quais, aqui se destaca, a Religiosidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica documental, à luz dos referenciais teóricos e metodológicos de pesquisadores que concebem a educação na sua acepção ampla de formação integral da pessoa, o que inclui a religiosidade. Trabalha-se também com os marcos legais e pedagógicos que orientam os cursos de formação docente. Assim, fazendo-se uma análise dos atos legais normativos dos Cursos de Formação de Professores e considerando-se o reconhecimento legal da Religiosidade como componente curricular da educação básica, pretende-se identificar eventuais lacunas no processo de formação desses profissionais, no tocante à Religiosidade, no intuito de contribuir com a reflexão acerca da necessidade de reestruturação curricular desses cursos para que a Escola, apesar das limitações estruturais da sociedade capitalista, possa oferecer uma educação que pelo menos se aproxime do que seria uma Educação Integral, ideário a ser preservado por todos que efetivamente estejam comprometidos com o desejo de, através da educação/escolarização, formar seres humanos melhores.
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo ao Programa - 1794536 - DERCIO PENA DUARTE