Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA WHITAKER PESCARIA

DATA: 18/01/2018
LOCAL: sala 304 Iced
TÍTULO: Educação e sociedade em Itaituba/PA no período extrativista mineral
PALAVRAS-CHAVES: Educação, história da educação , processo extrativista mineral.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Discute-se enquanto objeto de pesquisa, a evolução da educação escolar no município de Itaituba-Pa durante o período de 1980 até os dias atuais, problematizada a partir da relação desta com o contexto socioeconômico gerado pela atividade extrativista do ouro. Por se tratar de um estudo em andamento, pretendemos inicialmente apresentar historicamente a construção da sociedade do município através dos períodos econômicos da borracha, ouro e posteriormente da madeira, dando ênfase ao momento aurífero, através de pesquisa bibliográfica. Consideramos também necessária a discussão acerca do conceito de desenvolvimento. O processo histórico de ocupação do território hoje conhecido como Itaituba, no interior do Estado do Pará, não se difere inicialmente de outras regiões do Brasil. Assim como em diversas localidades do país, o município era ocupado essencialmente pela população indígena que teve suas terras e suas vidas invadidas pelas civilizações europeias, principalmente a portuguesa. Conforme as relações de trabalho passam por mudanças ao longo da história do Brasil e consequentemente em termos mais locais em Itaituba-Pa, o processo educacional - principalmente o institucionalizado- passa a sofrer também modificações, atendendo assim às novas exigências políticas. Desde sua fundação, Itaituba foi sendo construída a partir de políticas que não necessariamente priorizaram um desenvolvimento social, mas sim baseado em economias de exploração. Este estudo procura compreender a maneira como as relações sociais foram se moldando, considerando os processos econômicos extrativistas enquanto propulsores da formação da sociedade contemporânea de Itaituba e principalmente procurando entender a evolução histórica da educação escolarizada no município, pois consideramos esta, o sustentáculo que proporciona a humanização do ser humano. Nos chama atenção a vinculação da história da cidade com a questão econômica do minério aurífero, e mais, percebemos a possibilidade de buscar entender os passos evolutivos da educação a partir, justamente, da história socioeconômica voltada ao ouro. Então, a maneira como a educação escolarizada se desenvolveu durante esse processo econômico. Pretendemos ainda, discutir o contexto local e o eixo estruturante de ações educativas; entender as necessidades de cidadania como parte da intencionalidade educativa; compreender se as políticas educacionais desenvolvidas em Itaituba durante o período aurífero – década de 1980 aos dias atuais -, contribuíram para o desenvolvimento da sociedade. A partir destes objetivos, trazemos a seguinte problematização: que influencia o processo extrativista mineral exerceu na orientação educacional escolarizada? Para que se possa atingir os objetivos propostos, pretendemos realizar um estudo de campo, através de uma pesquisa documental junto a Secretaria de Educação do município e demais órgãos competentes e entrevistas com educadores e gestores da prefeitura de Itaituba.
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 050.947.868-90 - JOSE ROBERTO RUS PEREZ - UNICAMP