Banca de DEFESA: ALDILENE LIMA COELHO

DISCENTE: ALDILENE LIMA COELHO
DATA: 20/12/2017
LOCAL: ICED
TÍTULO: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA AMAZÔNIA: DESAFIOS A GESTÃO DE UM POLO DE APOIO PRESENCIAL NO OESTE DO PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. EaD. Sistema UAB. Gestão de polo. Amazônia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
RESUMO: Este estudo apresenta como temática a educação a distância na Educação Superior e tem como objetivo nuclear compreender o processo de gestão de um polo de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com vistas a efetivar a Educação Superior a distância no oeste do Pará. Para esse fim, pretende-se: captar a percepção da coordenação de polo de apoio presencial UAB Juruti e coordenações UAB na IES (Universidade Federal do Pará/UFPA) acerca da efetivação dos objetivos propostos pelo Sistema UAB; verificar como os gestores da UAB (coordenação de polo e coordenadores UAB na IES) trabalham com as complexidades postas pela modalidade de ensino a distância no polo estudado; identificar os obstáculos à gestão de um polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil, no interior da Amazônia (cidade de Juruti); analisar os processos gerenciais utilizados pelos gestores do Sistema UAB (coordenação de polo e coordenação UAB na IES) ao realizar o planejamento e a operacionalização das atividades no polo de apoio presencial estudado. A construção dessa pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa (RODRIGUES, 2006), descritiva, do tipo estudo de caso (MINAYO, 2014), assumindo realizar pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Utilizou-se para produção dos dados as técnicas da análise de documentos (YIN, 2005), da observação não-participante (VIANNA, 2003) e do questionário (OLIVEIRA, 2016), organizados com aporte da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e interpretados por meio da triangulação de métodos (MINAYO et al, 2005). A construção da base teórica apoiou-se em Fleury e Ouverney (2007), Belloni (2009), Costa e Pimentel (2009), Nunes (2009), Azevedo (2012), Brasileiro, Colares e Colares (2013), Lucena et. al (2012), Bastos et al. (2013), Castells (2016), dentre outros, dialogando com os dados empíricos e com os documentos oficiais e marco normativo legal do estudo. Os resultados demonstram que o Sistema UAB tem cumprido com o seu objetivo prioritário, qual seja, a formação dos professores da educação básica no polo estudado e demais polos instalados no Estado do Pará. Quanto as complexidades atribuídas à EaD em um polo no interior da Amazônia, os coordenadores buscam transpô-las através do diálogo com os atores envolvidos no processo, com isso, buscando soluções criativas e inovadoras, que estão relatadas no corpo do texto. Dos desafios à gestão do polo destaca-se a falta de recursos, o índice elevado de evasões, a falta de pessoal qualificado para atuar na EaD, dentre outros. As estratégias de planejamento e organização das atividades entre IES e polo, são elaboradas a distância, por meio de e-mail, vídeo conferência, visita in lócus; no tocante ao acompanhamento das atividades que acontecem no polo, os coordenadores que atuam na IES desvelam que poderia ser melhor se os recursos financeiros não fossem tão limitados. Assim, conclui-se que, não obstante aos desafios apresentados aos atores pertencentes a rede UAB no interior da Amazônia, a consolidação desta Sistema de cooperação pode suscitar inúmeras possibilidades à população dos municípios ou microrregiões afastadas dos centros universitários, promovendo o acesso à educação superior através da modalidade de educação a distância.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES