Banca de DEFESA: MILKA OLIVEIRA DE VASCONCELOS

DISCENTE: MILKA OLIVEIRA DE VASCONCELOS
DATA: 14/12/2017
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Mini-auditório Edil Salomão
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral; Escolas de Tempo Integral; Formação Continuada de Professores
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A educação integral nos últimos anos tem sido tema de discussão no contexto educacional brasileiro e entendida como um processo para o desenvolvimento de formação integral dos sujeitos. Diante disso, foram criadas políticas e programas que estimularam a implantação de escolas de tempo integral a fim de desenvolver a educação integral para o alcance desta formação. Em meio a esses debates, a formação continuada dos professores passa a ser vista como importante elemento no processo educacional devido às necessidades de transformações sociais e à elevação da qualidade da educação nas escolas públicas. Como proposta indutora da política de educação integral no país, dá-se destaque ao Programa Mais Educação que foi criado com o intuito de dar subsídios ao desenvolvimento desta política. No município de Santarém, a implantação da Política de Educação Integral ocorreu por meio da adesão ao programa no ano de 2009 e teve como intuito promover a formação integral de crianças e adolescentes com atividades voltadas aos valores éticos, morais e sociais. Diante dessas questões, a pesquisa teve como objetivo discutir como o processo de formação continuada contribui com o trabalho dos professores que atuam em escolas de tempo integral no município de Santarém. Trata-se de uma pesquisa qualitativa amparada da pesquisa documental e de campo, que tem como lócus de pesquisa as duas escolas de tempo integral do referido município: Escola Frei Fabiano Merz, localizada na zona urbana, e a Escola Irmã Dorothy Mae Stang, localizada na zona rural. Para alcançar o objetivo proposto, realizamos o levantamento e estudo da literatura sobre a educação integral, escola de tempo integral e formação continuada de professores, documentos elaborados e divulgados pelo Ministério da Educação - MEC, Planos de Educação: Nacional, Estadual e Municipal, assim como Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas pesquisadas. Para obtenção dos dados utilizamos como técnicas e instrumentos a análise documental, a análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas com: 01 Coordenador do Programa Mais Educação, 02 Diretoras e 05 Professores. Constatamos que os docentes não receberam formação para trabalhar nas escolas de tempo integral. A formação continuada direcionada a estes profissionais acontece nas reuniões pedagógicas, entre os pares ou através de capacitações fornecidas pela SEMED. Por fim, entende-se que uma discussão mais detida a respeito da formação continuada para os professores, no contexto escolar, é não somente oportuna, mas também fundamental. Direcionamo-nos à reflexão de que falta um maior alinhamento desta formação na contribuição da ação docente no desenvolvimento profissional dos professores que atuam nas escolas de tempo integral.
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA