Banca de QUALIFICAÇÃO: HERLISON NUNES DE OLIVEIRA

DISCENTE: HERLISON NUNES DE OLIVEIRA
DATA: 28/11/2017
LOCAL: Sala 5, Pós-graduação - PROPPIT
TÍTULO: O USO DE LESSON STUDY COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE INGLÊS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE SANTARÉM-PA
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento profissional de professores de inglês, Lesson Study, Pesquisa de aula, estudos de aula.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: O presente trabalho aborda o desenvolvimento profissional de professores de inglês através do uso da Lesson Study, uma ferramenta de desenvolvimento profissional originada no Japão e que vem sendo atualmente difundida em vários países, entre eles o Brasil, que de maneira embrionária tem conduzido experiências com essa prática principalmente no sudeste do país. O objetivo geral do estudo é discutir se há e quais são os impactos que o uso dessa ferramenta pode promover para o processo de desenvolvimento profissional dos professores de inglês no município de Santarém-PA. Como objetivos específicos o estudo almeja: a) examinar como os professores envolvidos buscam seu próprio desenvolvimento profissional; b) verificar se e como os professores refletem sobre os processos de aprendizagem dos alunos; c) identificar quais as atitudes de um grupo de professores diante do uso da ferramenta Lesson Study; d) compreender como os professores participantes da pesquisa desenvolvem atividades de reflexão na e sobre a própria prática, propiciadas pela Lesson Study; d) catalogar impactos – positivos e/ou negativos – resultantes do uso da Lesson Study em uma escola da educação básica da rede pública do interior da Amazônia; e) investigar quais as concepções de aprendizagem que norteiam a prática docente dos professores envolvidos. Esta pesquisa, de natureza qualitativa se caracteriza como um estudo de caso (YIN, 1984), na modalidade observação participante (QUEIROZ et al, 2007) e tem os seguintes processos metodológicos: revisão bibliográfica, observação preliminar de aulas de alguns professores e pesquisa de campo. O público-alvo da pesquisa é composto por três professores de inglês da rede pública estadual no município de Santarém/PA. Para a coleta de dados faz-se uso das seguintes técnicas: 1) notas de campos; 2) gravação em áudio e vídeo; 3) entrevistas semiestruturada; e para organização e análise dos dados a partir da análise temática (GUEST; MACQUENN; NAMEY, 2011). Nossa discussão tem como aporte teórico autores como Nóvoa (1999; 2009), Shulman (1986), Lewis (2012) Cerbin; Kopp (2011), Stepanek et al (2007), Allport (1935), Wenger (1991), Guest; Macqueen; Namey (2011), Leffa (2007) entre outros. O estudo encontra-se na fase de pesquisa de campo, sendo que um ciclo de aplicação contendo três aulas de pesquisas da Lesson Study já foi concluído enquanto o outro está na etapa de melhoramento da aula.
Presidente - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO