Banca de DEFESA: ADARLINDO VASCONCELOS DA SILVA JUNIOR

DISCENTE: ADARLINDO VASCONCELOS DA SILVA JUNIOR
DATA: 30/11/2017
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala H304
TÍTULO: O PERFIL DOS EGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARFOR NA UFOPA
PALAVRAS-CHAVES: Política de Formação de Professores, Estágio Supervisionado, PARFOR, Amazônia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A política de formação de professores no âmbito da educação básica tem na pedagogia um importante alicerce para a construção dos fundamentos necessários à formação do perfil profissional docente. Esse fazer pedagógico encontra no estágio curricular supervisionado um ambiente propício para as práticas pedagógicas inerentes ao curso de formação inicial, associando a teoria estudada à pratica do cotidiano escolar dos estudantes do curso de Pedagogia/PARFOR da UFOPA. Nesse contexto, surge o seguinte questionamento: De que maneira a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR) contribui para a formação do perfil do egresso de Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA? Este questionamento deu origem à pesquisa, cujo objetivo geral foi analisar o impacto do PARFOR na formação do perfil do egresso da turma de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA. Neste estudo são analisadas as seguintes categorias: perfil profissional docente, aprendizagens necessárias à formação do egresso, e contribuições do estágio curricular supervisionado no PARFOR. A pesquisa em pauta é do tipo descritiva, com abordagem quali-quanti, obtida a partir do estudo de caso de 12 alunos egressos do curso de Pedagogia/PARFOR – ano 2012, da UFOPA em Santarém e abrange três dimensões: I. Documentos Legais; II. Coordenador do PARFOR/Docente do estágio curricular supervisionado da UFOPA; e III. Discentes egressos da turma de Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA. A interpretação dos dados está pautada na análise de conteúdos de Bardin (2011), a análise empírica de categorias apoia-se na triangulação interativa de dados de (DENZIN, 1970) adaptada por Brasileiro (2002). A fundamentação teórica ancora-se na legislação educacional conexa e nos estudos de Akkari (2011), Brasileiro (2010; 2011; 2014), Colares (2006), Colares e Ximenes-Rocha (2012), Delors (1998, 2005), Duarte e Oliveira (2011), Duarte et. al. (2014), Freitas (1992), Garcia (1999), Gatti (1994, 2011), Libâneo (1985), Mazzeu (2009), Onofre (2008), Polleit (2017), Sachetto (2012), Saviani (2000, 2010), Tardif (1991, 2010) Tommasi et. al. (1998) e Veiga (2008). A análise das teorias que fundamentam o processo de formação do perfil profissional docente permite inferir que o Brasil sofreu fortes influências dos colonizadores europeus e dos organismos internacionais nos ditames dos rumos da política educacional brasileira, que teve como consequência a elaboração de políticas para a formação de professores da educação básica em âmbito nacional, como é o caso do PARFOR. Diante deste estudo, conclui-se que o PARFOR teve impacto positivo na formação do perfil profissional docente na medida em que elevou seu nível de qualificação, distribuição de renda, condição sócio econômica e valorização social e profissional. No entanto, também teve impacto negativo na medida em que enfraqueceu a autonomia dos profissionais da educação básica restringindo a participação desses agentes na elaboração das decisões de políticas que caminham na direção do paradigma inovador. Conclui-se, ainda, que a vivência reflexiva do ambiente do estágio curricular supervisionado é fundamental para a formação do perfil profissional docente, sobretudo para o egresso de primeira licenciatura, uma vez que o coloca diante do compromisso ético e decisivo de buscar melhorias na sua profissionalização ao rever-se professor, dentro da realidade Amazônica.
Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES