Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA LAIS SCHWADE

DISCENTE: KATIA LAIS SCHWADE
DATA: 28/11/2017
LOCAL: Sala 5 (Pós-graduação) - Proppit
TÍTULO: LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA INVESTIGAÇÃO COM LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE NO NORTE DO BRASIL.
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial de professores. Lesson Study. Aprendizagem profissional.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Este estudo investiga a vivência da Lesson Study por um grupo de licenciandos de uma instituição no norte do Brasil ao longo de um período de intervenção em uma escola no município de Santarém-PA. Seu objetivo geral é compreender o potencial de contribuição dessa ferramenta japonesa para a formação inicial de acadêmicos do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Os objetivos específicos são: a) caracterizar a prática de ensino dos acadêmicos e o que eles pensam acerca de determinados tópicos relacionados ao trabalho docente antes do seu contato com a Lesson Study; b) analisar como se desenvolve, ao longo do seu envolvimento com cada novo ciclo da Lesson Study, a percepção dos estudantes-professores em relação ao uso dessa ferramenta para o seu aprendizado profissional; c) conhecer os efeitos do uso do inglês, como meio de comunicação no decorrer dos encontros do ciclo da Lesson Study, no desenvolvimento da proficiência em língua inglesa dos licenciandos. A pesquisa constitui-se em uma abordagem qualitativa e adota como estratégia de investigação o estudo de caso (YIN, 2015), desenvolvendo-se em duas etapas: estudo bibliográfico e trabalho de campo. A pesquisa de campo divide-se, ainda, em duas fases: I) intervenção docente sem a Lesson Study e II) intervenção docente com a Lesson Study. Os participantes da pesquisa são quatro acadêmicos do sexto semestre do curso de Letras-Inglês da UFOPA e a professora titular da turma na qual as intervenções docentes ocorreram. Como instrumentos de produção de dados, na fase I, utilizamos notas de observação, entrevistas semiestruturadas, gravações em áudio e vídeo e análise dos planos de aula e, na fase II, a observação participante, notas de campo, entrevistas semiestruturadas, gravações em áudio e vídeo, texto reflexivo final elaborado por cada acadêmico e conversas informais. Para a análise dos dados consideramos a análise temática proposta por Guest, Macqueen e Namey (2011). A discussão dos resultados será fundamentada na Lesson Study – que tem se tornado cada vez mais, nas palavras de Dudley (2015), o modelo de aprendizagem da profissão para os dias atuais – e em conceitos que são considerados bases teóricas para melhor desenvolver a formação inicial dos professores, são eles: I. A Prática Reflexiva (SCHÖN, 1983, 2000; ZEICHNER, 2008; FREIRE, 1996; NÓVOA, 1992, 2001; PERRENOUD, 2002); II. Comunidades de Prática (WENGER, 1998); III. O Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (SHULMAN, 1986) e IV. O Capital profissional (FULLAN; HARGREAVES, 2012). O estudo encontra-se na fase de organização dos dados produzidos durante as duas fases da pesquisa de campo, para posterior sistematização dos textos e análise. Esperamos apresentar uma discussão que estabeleça um diálogo entre os dados, a teoria e as inferências da pesquisadora para alcançar os objetivos propostos.
Presidente - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO