Banca de QUALIFICAÇÃO: ADARLINDO VASCONCELOS DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADARLINDO VASCONCELOS DA SILVA JUNIOR
DATA: 17/10/2017
HORA: 09:00
LOCAL: ICED - SALA h301
TÍTULO: POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA: OS DESAFIOS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DE EGRESSOS DE PEDAGOGIA PARFOR/2012 DA UFOPA POLO SANTARÉM
PALAVRAS-CHAVES: Política de Formação de Professores, Estágio Supervisionado, PARFOR, Amazônia.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A política de formação de professores no âmbito da educação básica tem na pedagogia um importante alicerce para a construção dos fundamentos necessários ao trabalho educativo. Esse fazer pedagógico encontra no estágio curricular supervisionado um ambiente propício para as práticas pedagógicas inerentes ao curso de formação inicial, associando a teoria estudada à pratica do cotidiano escolar dos estudantes do curso de Pedagogia/PARFOR da UFOPA. Nesse contexto, surge o seguinte questionamento: De que maneira a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR) atende à profissionalização dos egressos de Pedagogia/PARFOR 2012 Polo Santarém da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)? Este questionamento deu origem à pesquisa, cujo objetivo geral foi analisar o impacto do PARFOR na profissionalização dos egressos de Pedagogia 2012 Polo Santarém da UFOPA. Neste estudo são analisadas as seguintes categorias: política e formação docente, profissionalização docente e estágio curricular supervisionado. A pesquisa em pauta é do tipo descritiva, com abordagem quali-quanti, obtida a partir do estudo de caso de 12 alunos egressos do curso de Pedagogia/PARFOR – ano 2012, da UFOPA em Santarém e abrange três dimensões: I. Documentos Legais; II. Docentes/Coordenador Geral do PARFOR da UFOPA; e III. Discentes egressos da turma de Pedagogia/PARFOR 2012 da UFOPA. A interpretação dos dados está pautada na análise de conteúdos de Bardin (2011), a análise empírica de categorias e subcategorias apoia-se na triangulação interativa de dados de (DENZIN,1979) adaptada por Brasileiro (2002). A fundamentação teórica ancora-se na legislação educacional conexa e nos estudos de Akkari (2011), Brasileiro (2010; 2011; 2014), Colares (2006), Colares e Ximenes-Rocha (2012), Delors (1998, 2005), Duarte e Oliveira (2011), Duarte et. al. (2014), Freitas (1992), Garcia (1999), Gatti (1994, 2011), Libâneo (1985), Mazzeu (2009), Monfredini (2008), Onofre (2008), Polleit (2017), Sachetto (2012), Saviani (2000, 2010), Tommasi et. al. (1998) e Veiga (2008). A análise das teorias que fundamentam a profissionalização docente dentro do estágio curricular supervisionado permite inferir que a viabilidade do processo formativo em estudo está centrada na relação inseparável entre teoria e prática vivenciada no estágio curricular. Este último, portanto, constituise como um laboratório de saberes e interação profissional, na medida em que o professor vai construindo sua profissionalização e dominando sua prática (práxis) educativa diária, dentro da realidade escolar. Diante deste estudo, conclui-se de forma parcial que a vivência reflexiva do ambiente do estágio curricular é fundamental para a profissionalização docente, sobretudo para o egresso de primeira licenciatura, uma vez que o coloca diante do compromisso ético e decisivo de buscar seu profissionalismo ao perceber-se professor, dentro da realidade Amazônica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Externo ao Programa - 1152886 - MARIA RAIMUNDA SANTOS DA COSTA
Notícia cadastrada em: 10/10/2017 14:48
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