Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLA GOMES ESTEVES

TÍTULO: O PROBLEMA DA LINGUAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: inserir posteriormente
ÁREA: Educação
RESUMO: Este resumo tem o objetivo de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE-UFOPA) desde o início de 2016, sob a orientação do professor Dr. Luís Percival Leme Britto. O trabalho está dentro da grande área sobre linguagem e pensamento no âmbito da aprendizagem escolar e tem o seu foco direcionado para a concepção do conceito de linguagem pela área do ensino de geografia no Brasil. A linguagem não é apenas acesso ao conhecimento, é conhecimento em si. O processo do pensamento depende da linguagem, assim como a linguagem depende do pensamento, são, pois, interdependentes. Pela palavra, pensamento e linguagem se unem, atribuindo ao conteúdo real substância para o processo do conhecer. O ensino de geografia passou por algumas mudanças, afastando-se do ensino mnemônico e enciclopédico para o ensino regionalista e crítico, e suas metodologias acompanharam essa transição e foram influenciadas pelas novas pedagogias. Alguns produtos da cultura são tomados pela área de ensino da geografia como recursos didáticos (tais como fotografias, charges, gráficos, dramatização e música) e denominados dentro da área de diferentes linguagens. Esses produtos foram usados ou estão sendo sugeridos para serem usados como recurso, técnica ou estratégia pedagógica e boa parte das justificativas para o seu uso se concentram no seu caráter lúdico, de acessibilidade e ao poder de despertar interesse no aluno. Nosso objetivo, portanto, foi o de verificar que concepção de linguagem tem a área de ensino da geografia. Escolhemos como objeto empírico de análise o conjunto de artigos produzidos pelos programas de pesquisa e pós-graduação em geografia do Brasil que se relacionam com a temática apresentada, disponível em meio eletrônico. Entendemos que os recursos didáticos devam ser determinados pela compreensão epistemológica do objeto e do sujeito da aprendizagem, e não pelo instrumento. Quando a geografia apresenta diversos instrumentos e recursos didáticos como linguagem, ela reproduz um problema conceitual e não apenas uma questão de terminologia.
Interno - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Externo ao Programa - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO