Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIANE AGUIAR SANTANA

DISCENTE: FRANCIANE AGUIAR SANTANA
DATA: 25/09/2017
LOCAL: Sala H304 - Iced/Rondon
TÍTULO: DISCENTES E DOCENTES: Percepções sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior de enfermagem em Santarém-Pará
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da Informação e Comunicação. Enfermagem. Ensino superior.
ÁREA: Educação
RESUMO: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) se destacam como importantes características da sociedade contemporânea, e propiciam transformações, que são atualmente alvo de distintos campos de investigação. Assim o objetivo geral deste estudo é compreender a percepção dos discentes e docentes sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do curso de enfermagem em Instituições públicas e privadas de Santarém-Pará. Através dos seguintes objetivos específicos: Identificar o Perfil socioeconômico dos alunos e docentes do curso de enfermagem em Instituições públicas e privadas em Santarém-Pará; Investigar o conhecimento dos docentes e discentes do curso de enfermagem em Instituições públicas e privadas em Santarém-Pará sobre as TIC; Delinear as principais Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) utilizadas pelos alunos e pelos docentes do curso de enfermagem nas Instituições em questão; Descrever de que forma as TIC estão contribuindo para o processo ensino segundo estes docentes e alunos; e Averiguar os principais desafios sobre o uso das TIC, no cotidiano da sala de aula, encontrados por estes docentes e alunos. Trata-se de uma pesquisa de campo centrada em aspectos qualitativos e descritivos. O estudo contará com a participação dos docentes e discentes do curso de graduação de enfermagem do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES), nas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém-PA. Os participantes da pesquisa consistirão em 30 (vinte) docentes e (30) discentes pertencentes as instituições citadas no item anterior, sendo 10 (dez) docentes e 10 (dez) discentes por Instituição. O número de participantes da pesquisa baseia-se na média de docentes pertencentes ao colegiado de enfermagem e que possuem graduação em enfermagem. Como critério de inclusão serão respeitados os seguintes: participarão da pesquisa, docentes que atuam no ensino superior no curso de enfermagem (IESPES, FIT e UEPA) há pelo menos seis meses, na modalidade de sala de aula e/ou estágio supervisionado. Quanto aos discentes, participarão os que estejam cursando o último semestre do curso de enfermagem e que já estejam passando por atividades de estágio. Justifica-se o último semestre por corresponder aos estágios supervisionados do curso de enfermagem. A coleta de dados ocorrerá através da entrevista semiestruturada aplicado em campo, adaptada e baseada na Tese de Leandro Alves da Silva sobre os papéis das Tecnologias de Informação e comunicação para o professor universitário. A análise dos dados coletados será realizada através da Análise de conteúdo com ênfase na análise temática, segundo os pressupostos de Bardin.
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Presidente - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP