Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDILENE LIMA COELHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALDILENE LIMA COELHO
DATA: 22/09/2017
HORA: 08:30
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala do Gelopa
TÍTULO: A UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA AMAZÔNIA: DESAFIOS A GESTÃO DE UM POLO DE APOIO PRESENCIAL NO OESTE DO PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Educação Superior. EaD. Sistema UAB. Gestão de polo de apoio presencial. Amazônia.
PÁGINAS: 150
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
RESUMO: Este estudo aborda o processo de gestão de um polo de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem como objetivo nuclear compreender o processo de gestão de um polo de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com vistas a efetivar a educação superior a distância no oeste do Pará. Seus objetivos específicos consistem em: a) captar a percepção da coordenação de polo de apoio presencial UAB Juruti e coordenações UAB na IES (Universidade Federal do Parà/UFPA) acerca da efetivação dos objetivos propostos pelo Sistema UAB; b) verificar como os gestores da UAB (coordenação de polo e coordenadores UAB na IES) trabalham com as complexidades postas pela modalidade de ensino a distância no polo estudado; c) identificar os obstáculos à gestão de um polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil, no interior da Amazônia (cidade de Juruti); d) analisar os processos gerenciais utilizados pelos gestores do Sistema UAB (coordenação de polo e coordenação UAB na IES) ao realizar o planejamento e a operacionalização das atividades no polo de apoio presencial estudado. A construção dessa pesquisa se deu por meio de uma abordagem qualitativa (RODRIGUES, 2006), descritiva, do tipo estudo de caso (MINAYO, 2014) obedecendo os seguintes processos metodológicos: estudo bibliográfico, pesquisa documental e de campo. O público-alvo do estudo está composto pelos coordenadores e ex-coordenadores do polo UAB Juruti e coordenadores do sistema UAB da Universidade Federal do Pará (UFPA), perfazendo uma amostra de 07 participantes. Utilizou-se para produção dos dados as técnicas da análise de documentos (YIN, 2005), da observação não-participante (VIANNA, 2003) e do questionário (OLIVEIRA, 2016), organizados com aporte da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e interpretados por meio da triangulação de métodos (MINAYO et al, 2005). A construção da discussão se deu por meio da luz teórica de Fleury e Ouverney (2007), Belloni (2009), Costa e Pimentel (2009), Nunes (2009), Azevedo (2012), Brasileiro, Colares e Colares (2013), Lucena et. al (2012), Bastos et al. (2013), Castells (2016), dentre outros, dialogando com os dados empíricos e com os documentos oficiais e marco normativo legal do estudo. Os resultados parciais demonstram que os gestores do polo UAB Juruti, tanto a gestão atual quanto a anterior, possuem mais de dez anos de experiência no magistério, com graduação lato sensu; apenas um respondente diz ser experiente com a modalidade de ensino a distância antes de assumir a coordenação do polo. Quanto aos coordenadores UAB na IES (UFPA) pesquisados, eles dizem possuir larga experiência com a modalidade de ensino a distância, além de um deles ter formação Stricto Sensu, pós-doutorado. No que concerne aos objetivos e finalidades do Sistema UAB, 100% dos respondentes asseveram que têm cumprido com o seu objetivo prioritário, qual seja, a formação dos professores da educação básica no polo estudado e demais polos instalados no Estado do Pará. Quanto a expansão e interiorização do ensino superior por meio do Sistema UAB, 75 % afirmaram que sim e 25% alegam que ainda não e citam como justificativa a falta de uma política adequada. Enquanto consideração parcial, pode-se constatar que a rede de cooperação MEC/CAPES, UFPA e Prefeitura Municipal de Juruti tem contribuído com a formação dos professores que atuam na educação básica do Município estudado.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Externo ao Programa - 1834482 - ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
Externo à Instituição - JOCYLEIA SANTANA DOS SANTOS - UFT
Notícia cadastrada em: 21/09/2017 09:35
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