Banca de QUALIFICAÇÃO: VANUZA CAMPOS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANUZA CAMPOS RIBEIRO
DATA: 22/09/2017
HORA: 14:30
LOCAL: ICED
TÍTULO: A PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA NA AMAZÔNIA: IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM-PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Parceria Público-Privada. Educação. Gestão Escolar. Ensino Médio. Amazônia.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Parceria Público-Privada (PPP) são contratos celebrados entre o poder público e o setor privado com o objetivo de viabilizar a execução de competências e responsabilidades da administração pública para com a sociedade. Esta forma de efetivação das políticas públicas intensificou-se na Educação Brasileira desde 1990 devido a diversos condicionantes, dentre eles, as exigências da atual fase do Capitalismo Mundial, a reconfiguração do papel do Estado, a forma de administração pública baseada no gerencialismo e as alterações na legislação, como também impusionou significativas mudanças à educação pública. O direito a educação pública, gratuita e de qualidade, garantido na Constituição de 1988, passa a ser alicerçado com as diretrizes advindas das empresas privadas. Diante desta conjuntura, esta pesquisa pretende saber: em que os programas e projetos de Parceria Público-Privada em Educação (PPPE), implantados a partir de 2012, estão impactando na gestão escolar das escolas públicas de Ensino Médio Regular, da área urbana do Município de Santarém-Pa? O objetivo geral visa analisar o impacto da implantação da Parceria Público-Privada na gestão das escolas públicas de Ensino Médio de Santarém a partir de 2012. Enquanto objetivos específicos pretende-se mapear os programas e projetos de PPPE desenvolvidos nestas escolas; identificar aqueles que têm ações voltadas para a gestão escolar; verificar a influência de suas propostas teórico-metodológicas na gestão escolar; diagnosticar o nível de participação da comunidade escolar na gestão dos programas e projetos estudados e identificar o nível de envolvimento do gestor da escola e da comunidade escolar com as atividades propostas pelas parcerias público-privadas estudadas. Com essa pesquisa busca-se refletir sobre como a gestão escolar está sendo impactada diante de duas realidades: de um lado, onde estão as políticas públicas educacionais embasadas em princípios neoliberais, materializados nos programas e projetos de Parceria Público-Privada executados nas escolas e, de outro lado, onde se encontra o apelo social por uma gestão democrática da escola pública, construído e legalizado historicamente. A base teórica está fundamentada nas ideias de Paro (2016), Adrião (2013; 2016), Peroni (2012; 2007), Neves (2005); Luck (2015, 2013, 2012), Lima (2005), dentre outros. A pesquisa é de cunho bibliográfico, documental e empírico, na modalidade Estudo de Caso, com abordagem qualitativa na análise dos dados (BARDIN, 2011), sendo o lócus do estudo empírico 26 escolas de Ensino Médio Regular jurisdicionadas pela 5ª Unidade Regional de Educação (5ª URE), da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA), localizadas na área urbana do Município de Santarém-Pa. O instrumento a ser utilizado na coleta de informações será o questionário com questões mistas (abertas e fechadas), a ser aplicado individualmente a todos os diretores escolares através de um aplicativo online chamado Google Forms. Os estudos bibliográficos e documentais, já realizados para a qualificação da dissertação, indicam que a PPP possibilita a construção de um novo tipo de gestão escolar, que embora mostre uma face democrática, é inspirada nos princípios de mercado como o gerenciamento de resultados, eficiência, eficácia, padronização, meritocracia, dentre outros; também constatou-se, na análise previa realizada, que esta política busca e comunga de um objetivo global e neoliberal que é garantir a sustentabilidade, com sucesso, do sistema capitalista de produção mundial.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS MACIEL - UNIR
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo à Instituição - WALTER LOPES DE SOUSA - UFOPA
Notícia cadastrada em: 18/09/2017 17:25
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