Banca de QUALIFICAÇÃO: IGOR MONTIEL MARTINS CUNHA

DISCENTE: IGOR MONTIEL MARTINS CUNHA
DATA: 20/09/2017
LOCAL: Campus Rondon
TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E PROFISSÃO NO PERÍODO PÓS-CARREIRA ESPORTIVA: RELATOS DE EX-JOGADORES DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE SANTARÉM-PA
PALAVRAS-CHAVES: Futebol. Economia da Educação. Pós-Carreira esportiva.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: Mesmo após mais de um século da inserção no território brasileiro, o futebol permanece como um dos principais elementos da cultura nacional. Tal fato contribuiu para que esse esporte fosse bastante analisado academicamente, principalmente em seus aspectos técnicos e administrativos. No entanto, ao longo das últimas décadas tem crescido o interesse dos centros de pesquisa em torno das relações sociais, muitas vezes opressivas, que se desenrolam no interior desse esporte. Um dos temas bastante recorrentes nesse tipo de pesquisa é a relação entre a formação profissional e a formação escolar, que no caso do atleta, ocorrem simultaneamente, acarretando na necessidade dos jovens esportistas conciliarem a rotina entre escola e o clube, e levando os pesquisadores ao antigo debate entre a escolaridade e a inserção no mercado de trabalho. No campo da Economia da Educação, são consagradas duas formas de entender tal questão: para a Teoria do Capital Humano (SCHULTZ, 1961), há uma relação direta entre escolaridade e inserção profissional; para as Abordagens Estruturalistas (BOURDIEU & PASSERON, 2012; BOWLES & GINTIS, 2011), existem outras variáveis que afetam a relação do indivíduo com o mercado de trabalho. Para verificar a validade das afirmações de ambas as propostas teóricas, configura-se como objeto de estudo a relação entre a escolaridade e a reinserção profissional dos jogadores de futebol. Na parte metodológica, foi realizada pesquisa de campo com entrevista semiestruturada ao colaborador Jogador A, baseada nos princípios da Historia Oral (MEIHY, 1994), seguida de análise de dados segundo os critérios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2004) em que foram elaboradas 03 categorias, a saber: 1) Infância e Educação Formal em Santarém; 2) Carreira no Futebol e 3) Pós-carreira de jogador. A discussão da pesquisa até o momento sugere que apesar de limitada, a amostra possibilita a interpretação de elementos de ambas as teorias nas respostas do colaborador, com pequena predominância da Teoria do Capital Humano.
Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP