Banca de QUALIFICAÇÃO: MILKA OLIVEIRA DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILKA OLIVEIRA DE VASCONCELOS
DATA: 12/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon - Sala (Antiga Reprografia)
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM - PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral; Escolas de Tempo Integral; Formação Continuada de Professores
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: A educação integral nos últimos anos tem sido tema de discussão no contexto da educação brasileira. É entendida como um processo de desenvolvimento da formação integral dos sujeitos. Diante disso, foram criadas políticas e programas que estimularam a implantação de escolas de tempo integral a fim de desenvolver a educação integral para o alcance desta formação. Em meio a esses debates a formação continuada dos professores passa a ser vista como importante elemento no processo educacional devido às necessidades de transformações sociais e a elevação da qualidade da educação nas escolas públicas. Como proposta indutora da política de educação integral no país, dá-se destaque ao Programa Mais Educação que foi criado com o intuito de dar subsídios ao desenvolvimento desta política. No município de Santarém a implantação da Política de Educação Integral se deu por meio da adesão ao programa no ano de 2009 e teve como intuito promover a formação integral de crianças e adolescentes através de atividades voltadas aos valores éticos, morais e sociais. Conforme essas questões, a pesquisa teve como objetivo discutir como o processo de formação continuada contribui com o trabalho dos professores que atuam em escolas de tempo integral no município de Santarém. Trata-se de uma pesquisa qualitativa amparada da pesquisa documental e de campo, que tem como lócus de pesquisa as duas escolas de tempo integral do referido município: Escola Frei Fabiano Merz, localizada na zona urbana, e a Escola Irmã Dorothy Mae Stang, localizada na zona rural. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se levantamento e estudo da literatura sobre a educação integral, escola de tempo integral e formação continuada de professores, o referencial teórico utilizado parte de estudos de Cavaliere (2010; 2002), Coelho (2009), Moll (2012; 2010), Freitas (2002, 2007), Saviani (2009), Arroyo (2012), Santos (2014), Souza (2015), Bezerra (2002), documentos elaborados e divulgados pelo Ministério da Educação - MEC, Planos de Educação: Nacional, Estadual e Municipal, assim como Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas pesquisadas. Para obtenção dos dados utilizou-se como técnicas e instrumentos a análise documental, a análise de conteúdo, a observação não-participante e entrevistas semiestruturadas com: 01 ex-secretária de educação, 01 gestor da SEMED, 01 Coordenador do Programa Mais Educação, 02 Diretoras e 05 Professores. A pesquisa busca tecer debates sobre a educação integral e formação continuada dos professores, na perspectiva do desenvolvimento integral dos sujeitos que estão inseridos em escolas de tempo integral.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Externo à Instituição - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 11/09/2017 14:10
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