Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSICA DE AGUIAR LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA DE AGUIAR LIMA
DATA: 13/09/2017
HORA: 15:00
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala R1
TÍTULO: A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA COM JOGOS DE PAPÉIS E A CONSTITUIÇÃO DA PERSONALIDADE DAS CRIANÇAS NA PRÉ-ESCOLA
PALAVRAS-CHAVES: Brincadeiras de faz de conta. Personalidade. Educação Infantil.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo compreender de que forma a brincadeira de faz de conta com jogos de papéis contribui no desenvolvimento da personalidade das crianças. Os pressupostos teórico-metodológicos embasam-se na Teoria Histórico-Cultural, especialmente nos estudos de Vigotski (1994; 1997; 1998; 2000; 2008; 2009; 2010a; 2010b), Elkonin (2009) e Leontiev (2006) e na abordagem acerca da cultura e do cotidiano, realizada por Newton Duarte (2006; 2013), Agnes Heller (2004); Marilena Chauí (2008), dentre outros. Para que a aprendizagem ocorra, possibilitando, assim, o desenvolvimento infantil, as condições do meio são essenciais e perpassam pela interação das crianças com os adultos mais próximos, pela apropriação e assimilação dos objetos, chegando à brincadeira de faz de conta com jogos de papéis, típicas das idades de quatro a cinco anos. A brincadeira de faz de conta com jogos de papéis, enquanto atividade principal propulsora do desenvolvimento infantil na pré-escola, permite a reflexão sobre o cotidiano e se constitui como atividade essencial na formação das funções psíquicas superiores, dentre elas o pensamento abstrato, a imaginação, função simbólica da consciência e controle da vontade. Assim, para os seres humanos alcançarem a dimensão do humano genérico, ou seja, para que se apropriem dos bens culturais elaborados ao longo da história da humanidade, é necessário pensar sobre o mundo e sobre si no mundo. E, a instituição de Educação Infantil é, potencialmente, um dos contextos privilegiados para o desenvolvimento das crianças em busca dessa dimensão, uma vez que pode possibilitar o acesso a esses bens por meio das interações estabelecidas com as pessoas e objetos de forma intencional, planejada e organizada. A pesquisa, de abordagem qualitativa, se caracteriza como estudo de caso realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil do município de Santarém, PA. Para a produção dos dados foram realizadas observações da rotina das crianças de uma turma pré-escolar e aplicação de questionários com seus pais/responsáveis. Tendo em vista pesquisas (estado da arte) realizadas em âmbito nacional e municipal (MACÊDO, 2014; LIMA; RODRIGUES, 2016; SANTOS, 2014; SILVA, 2013) que demonstram a desvalorização do brincar diante de práticas escolarizantes – ensino de letras e números de forma descontextualizada - na pré-escola, foi realizada uma intervenção, junto à professora, com foco em estudos formativos sobre os jogos de papéis e a THC, com o objetivo de fomentar o planejamento, o enriquecimento e a problematização da brincadeira de faz de conta com jogos de papéis, para que estes se desenvolvessem no contexto educativo. Os dados das observações sobre o brincar foram registrados em diário de campo, fotografias e vídeos. A análise do material foi norteada pela Teoria Histórico-Cultural e fundamentou-se em alguns princípios do método genético-experimental/análise microgenética: acompanhamento do desenvolvimento do jogo; descrição-explicação de episódios por meio da transcrição de vídeos (áudio, gestos, interações). Os resultados...
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo à Instituição - MICHELLE DE FREITAS BISSOLI - UFAM
Externo à Instituição - SONIA REGINA DOS SANTOS TEIXEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 11/09/2017 09:14
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