Banca de DEFESA: MILCA ALINE COLARES GUALBERTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILCA ALINE COLARES GUALBERTO
DATA: 28/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: ICED - MINI AUDITÓRIO DI SALOMÃO
TÍTULO: A Infância na Percepção de Crianças em Acolhimento Institucional no Município de Santarém - Pará
PALAVRAS-CHAVES: Acolhimento institucional; Concepção de criança; Desenvolvimento Humano.
PÁGINAS: 174
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi investigar quais as concepções de crianças entre cinco a doze anos de idade que vivem em situação de acolhimento institucional no município de Santarém-Pará, sobre o que é ser criança. Para a composição teórica deste trabalho, a pesquisa ancorou-se no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (2011), bem como, nas contribuições de Ariès (1978), Sarmento e Pinto (1997), Kramer (2002), Kuhlmann Júnior (2004), Lefèvre & Lefèvre (2005), Martins Filho e Barbosa (2010), Feitosa (2011) entre outros. Participaram 10 crianças, sendo 4 meninas e 6 meninos. Para a leitura subjetiva das crianças foram utilizados os instrumentos: Roteiro de Grupo Focal; Folha de Dados Sociodemográficos, Visita guiada pelas crianças nas dependências da instituição; Entrevistas individuais por meio do instrumento História pra completar (MARTINS, 2000), bem como uma técnica adicional com a realização do teatro de fantoches sobre a história pra completar. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC (LEFÈVRE & LEFÈVRE, 2012) e Análise Narrativa (HUBERMAN e MILES, 1991). Quanto aos resultados, são apresentados dois tipos de resultados que se inter-relacionam: 1) dados do contexto e 2) dados do objeto central da pesquisa. Com relação aos dados do contexto, observou-se que a rotina das crianças e as atividades que elas realizavam eram determinadas pelas regras e normas institucionais. Quanto ao objeto principal da dissertação, sobre o ―ser criança‖, foram formadas 2 classes de resultados: a) o que é ser criança e 2) o que criança gosta. As ideias centrais encontradas no grupo ―O que é ser criança‖ foram: A: Criança é uma pessoa; B: Referência ao personagem João; C: Característica física; D: Não saber; E: Faz comparação com um adulto; F: A criança é um ―fruto‖, uma ―flor‖; G: Utiliza-se como referência; H: Relaciona ao gênero; I: Relaciona à moradia; J: Faz referência à família; K: Relaciona à amizade; L: Ser criança; M: Relaciona ao sentimento. As Ideias Centrais sobre ―O que criança gosta‖ foram: A: Brincadeiras/ diversão; B: Ser criança; C: Utiliza-se como referência; D: Característica física; E: Faz referência a alimentação; F: Estudar/ ler; G: Faz referência aos animais; H: Relaciona ao ambiente/ abrigo; I: Não fazer nada. Várias ideias centrais encontradas em ambas as classes foram influenciadas pelos dados de contexto, em especial pelas situações recentes, como chegada recente ao Abrigo, a não ida à escola, as responsabilidades individuais vivenciadas no abrigo, dentre outros. Portanto, observou-se a mediação dos aspectos contextuais sobre a concepção de ser criança, ao mesmo tempo em que foram encontradas respostas mais universais, verificadas em estudos anteriores com crianças vivendo em outros contextos, como exemplo, as que dizem respeito a algumas características físicas da criança e suas preferências. O estudo contribuiu no aspecto teórico, ao trazer resultados empíricos que somam aos estudos já realizados no sentido de compreender melhor as concepções de ser criança para crianças de diversos contextos, assim como a influência dessas variáveis sobre a definição do construto em estudo. No aspecto desenvolvimental, a pesquisa em questão traz resultados que poderão ser usados como insumos para criação de ambientes mais adequados ao pleno desenvolvimento infantil em contextos institucionais.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CELINA MARIA COLINO DE MAGALHAES - UFPA
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP
Notícia cadastrada em: 22/08/2017 17:10
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