Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANGELA SILVA DE CASTRO

DATA: 21/08/2017
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon Sala 303
TÍTULO: O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Tempo Integral. Gestão Escolar. Projeto Político Pedagógico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este estudo teve como objeto a gestão de uma escola de tempo integral da zona urbana de Santarém/PA. A pesquisa objetiva analisar os mecanismos que a equipe gestora utilizou para realizar a educação integral de tempo integral, considerando as políticas e a legislação vigente. Para isso, apresenta uma abordagem dos aspectos históricos, conceituais e legais da gestão escolar com base na Constituição Federal de 1988 e na lei que regula a gestão democrática no ensino público da rede municipal de Santarém, Lei no 17.866/2004. Destaca a educação de tempo integral com base no que preconiza o Plano Nacional de Educação, lei no 13.005, de 25 de junho de 2014 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9394, de 20 de dezembro de 1996. Os procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica, análise documental, observação in loco e entrevista semiestruturada com a equipe gestora, tendo como categorias de análise: Projeto Político Pedagógico, o cotidiano da escola de tempo integral e os desafios da gestão. Os resultados preliminares demonstram os desafios que a gestão enfrenta no dia a dia como: recursos financeiros limitados, infraestrutura inadequada, falta de espaço para descanso, excessiva demora em realização de manutenção, como é o caso da quadra poliesportiva. No entanto, ressalta-se que esses fatores não devem ser considerados a legitimação para a não concretização da educação integral. Com base em pressupostos teóricos, a educação integral numa perspectiva democrática é fundamental para a construção de uma escola pública de qualidade. Todavia, é imprescindível o trabalho da equipe gestora, considerando fatores como liderança, corresponsabilização e estabelecimento de mecanismos de efetiva participação da comunidade no cotidiano da escola. Além disso, o Estado não pode se eximir do seu papel de mantenedor das políticas públicas educacionais. (EM CONSTRUÇÃO).
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo à Instituição - EDNA CRISTINA DO PRADO - UFAL