Banca de DEFESA: CAREN ALESSANDRA KLUSKA

DISCENTE: CAREN ALESSANDRA KLUSKA
DATA: 28/06/2017
LOCAL: Sala de Reunião do Prédio da Reitoria
TÍTULO: A educação escolar em Fordlândia – PA e a influência da Companhia Ford Industrial do Brasil, de 1931 a 1945.
PALAVRAS-CHAVES: Grupo Escolar de Fordlândia. Ensino. Práticas Pedagógicas
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este estudo trata da educação escolar na localidade de Fordlândia – PA, no contexto da vigência do Projeto da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia (CFIB), no período de 1931 a 1945. O problema a ser respondido com esta pesquisa refere-se às concepções educacionais e práticas delas decorrentes no Grupo Escolar de Fordlândia e quais as suas relações com a CFIB e com o Governo Estadual do Pará, além da análise de suas relações com as mudanças políticas e educacionais que aconteciam no período, buscando compreender particularidades da escola na totalidade tanto do projeto quanto do quadro geral do inseridas ao todo. O objetivo deste estudo é compreender e registrar o modelo de educação aplicado na escola de ensino primário construída no local onde foi implantado o projeto de base industrial, fundada no ano de 1931 e os seus desdobramentos até 1945, ano em que o projeto teve fim. O estudo delineou-se como pesquisa qualitativa e foi desenvolvido como um estudo de caso, tendo como metodologia a pesquisa bibliográfica para embasamento teórico, pesquisa de imagens e vídeos da web, assim como pesquisa de campo para coleta de dados por meio de pesquisa documental e entrevistas abertas realizadas com três ex-alunos do Grupo Escolar de Fordlândia. O referido estudo está embasado em autores como Amorim (1995), Costa (2012), Dean (1989), Grandin (2010), Jackson (2011), Lourenço (1999), Maia (2002) e Santos (1980), para a compreensão de aspectos históricos relacionados a Fordlândia e, mais especificamente no campo histórico educacional: Aranha (2006), Coelho (2008), Ribeiro (2010), Marzzit;telli (2016), Romanelli (2007) e Xavier (2004). No ano de 1927 é criada a Companhia Ford Industrial do Brasil, com o intuito de iniciar no Pará uma plantação de seringueiras em ambiente nativo que abasteceria as indústrias fabricantes de carros de Henry Ford nos Estados Unidos. Uma cidade foi montada na localidade batizada como Fordlândia, com casas, serraria, usina de força, sistema de abastecimento de água, áreas de lazer e uma escola. Após a coleta, análise e triangulação dos dados, foi possível perceber que o Grupo Escolar de Fordlândia, apesar de púlica, atendia somente aos filhos dos trabalhadores da CFIB e, mesmo estando dentro da concessão de Fordlândia, não era controlada pela empresa, respondendo administrativa e pedagogicamente ao governo do Estado do Pará. A empresa realizava os pagamentos das professoras do Grupo, que eram enviadas pela Secretaria de Educação e Cultura da capital, e forneciam uniformes escolares e outros quando solicitado, além de estar presente em sessões solenes realizadas. A presença desta escola era utilizada como meio de atrair trabalhadores para os seringais, como marketing e propaganda e nada era feito pela CFIB para evitar a evasão escolar, tendo em vista que explorava a mão-de-obra infantil As práticas desenvolvidas estavam embasadas na corrente de ensino tradicional, aprendidas pelas professoras nas escolas normais e transferidas para esta escola, pautando o processo de aprendizagem pelo uso da palmatória e da sabatina.
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 050.947.868-90 - JOSE ROBERTO RUS PEREZ - UNICAMP