Banca de QUALIFICAÇÃO: TANIA CASTRO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TANIA CASTRO GOMES
DATA: 29/06/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Unidade Rondon, sala 305
TÍTULO: A EDUCAÇÃO INTEGRAL: uma análise do Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI - em escolas estaduais no município de Santarém – Pará no período de 2012 a 2014
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral. ProEMI. Ensino Médio
PÁGINAS: 98
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa objetiva analisar o Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI implementado em escolas estaduais em Santarém-Pará, no período de 2012 a 2014. Este período justifica-se pois corresponde ao ano de implantação (2012) na cidade e desenvolvimento do primeiro ciclo das atividades concernentes ao programa, que condizem aos três anos (2012, 2013 e 2014). No percurso do trabalho foram utilizados os estudos de Anastasiou (2001); Brandão (2007); Castro e Lopes (2011); Coelho(2009); Colares e Colares (2013); Costa e Rosa (2010); Freitas e Galter (2007); Frigotto (2006); Gadotti (2009); Goch e Colares (2015); Gohn (2001); Guará (2006); Holfling (2001); Kuenzer(2007); Maroneze e Lara (2009); Moll (2010); Paro (1988, 2009); Rinalde e Silva (2017); Romanelli (2010); Santos (2014), dentre outros. A investigação foi desenvolvida por meio do estudo de caso realizado em uma unidade escolar do município de Santarém/Pará. Envolve técnicas padronizadas de coleta de dados como entrevista semiestruturada e na discussão dos resultados utilizaremos a análise de conteúdo, com base nas evidências agrupadas por categorias e subcategorias. A priori as categorias elencadas são: conceito de educação integral, ações desenvolvidas no plano de ação por meio do ProEMI e contribuições na efetivação da política de educação integral. O resultado parcial registra que o debate sobre a educação integral nos últimos anos deve-se ao fato de se considerar as escolas de tempo integral como uma necessidade para a educação brasileira, para se efetivar uma educação de qualidade. No sentido de efetivar políticas públicas relacionadas à Educação Integral, são desenvolvidos na educação básica, ações e programas, por meio do Ministério de Educação e Cultura/MEC. No Ensino Médio, como política indutora da educação integral, o ProEMI apoia os estados na busca da universalização do atendimento do ensino médio, a partir da reestruturação do currículo escolar, ampliando o tempo na escola e a diversidade de práticas pedagógicas, de forma a atender às necessidades e expectativas dos estudantes desse nível de ensino. No campo da educação em tempo integral, o ProEMI articula as dimensões trabalho, ciência, cultura e tecnologia, conforme descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Ensino Médio. Em construção...
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 050.947.868-90 - JOSE ROBERTO RUS PEREZ - UNICAMP
Externo à Instituição - DEBORA CRISTINA JEFFREY - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 14/06/2017 15:13
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