Banca de DEFESA: ERIVELTON FERREIRA SÁ

DISCENTE: ERIVELTON FERREIRA SÁ
DATA: 05/05/2017
LOCAL: ICED
TÍTULO: Movimentos amplos na Educação Infantil: uma análise de experiências das crianças em uma UMEI no município de Santarém, Pará
PALAVRAS-CHAVES: Educação Infantil; Movimentos amplos; Desenvolvimento infantil; Cultura corporal.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: Este estudo teve como objetivo geral analisar as experiências de movimentos amplos vivenciadas pelas crianças em uma turma de pré-escola do município de Santarém, Pará. Especificamente pretendemos analisar a proposta curricular municipal, a Proposta Pedagógica da instituição e o Planejamento anual do professor, verificando as experiências propostas com foco no movimento amplo das crianças; Caracterizar a rotina da instituição, para perceber os momentos em que os movimentos amplos mais estão presentes; Compreender a concepção do professor sobre os movimentos amplos e o seu papel no desenvolvimento infantil; Compreender os objetivos das atividades de movimentos amplos planejadas pelo professor. A fundamentação teórica para o desenvolvimento da pesquisa baseou-se nos estudos interacionistas de desenvolvimento humano, especialmente através das ideias de Wallon (1989) com a psicogênese do desenvolvimento infantil e as contribuições da motricidade para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança; e Foucault (2014) que analisa os mecanismos dos sistemas de educação para o adestramento dos corpos dos indivíduos. Com base nos procedimentos desenvolvidos o estudo caracteriza-se como uma investigação qualitativa em educação (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e em pesquisa de campo (PRESTES, 2003). Ocorreu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil pública do Município de Santarém, Pará, com uma turma de pré-escolar II, com quatorze crianças de cinco anos, e seu professor, formado em curso de Licenciatura em Pedagogia. Como estratégia para a construção dos dados realizamos observações e filmagens das atividades desenvolvidas com as crianças Também foi desenvolvida uma entrevista semiestruturada com o professor, realizada em duas etapas, a primeira consistindo em perguntas sobre a história acadêmica e profissional do docente e suas concepções sobre o papel dos movimentos amplos no desenvolvimento infantil e a segunda, do tipo episódica, a partir da percepção do professor acerca de cenas do cotidiano da turma, que foram capturadas durante o período de observação. Utilizamos da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para sistematizar e analisar os dados da investigação. Pudemos constatar que a proposta pedagógica e o planejamento anual do docente tratam superficialmente sobre o trabalho pedagógico com movimentos amplos das crianças e, ao prever tais questões, se restringe a momentos específicos do calendário letivo, como, por exemplo, a semana da criança e o dia do folclore. Também verificamos que, apesar da instituição apresentar uma infraestrutura e ambientes diversos, que possibilitariam variadas vivências de expressão corporal e movimentos amplos às crianças, esses espaços, geralmente, são subutilizados pelo professor, que na maioria das vezes desenvolve suas ações na sala de atividades ou na maloca. Quanto às concepções de desenvolvimento infantil, o professor não apresenta embasamento teórico para respaldá-las, mas faz importantes reflexões da importância dos movimentos amplos para o desenvolvimento infantil. Os momentos da rotina em que os movimentos mais estão presentes são aqueles próximos ao horário de saída, quando o professor, avaliando que já atingiu seus objetivos com atividades pedagógicas, desenvolve ensaios de coreografias de dança ou deixa as crianças livres para criarem suas ações, enquanto se dedica ao registro diário de ocorrências e atividades. As atividades de ampla movimentação observadas emergiam tanto por iniciativa do professor, quanto das crianças, sendo as primeiras mais valorizadas pelo docente, o que demonstra uma visão “adultocentrica”. O docente analisa suas ações, realizando considerações e autocríticas importantes sobre suas condutas, avaliando seu trabalho pedagógico e pensando novas formas de ação com os movimentos amplos das crianças. Nestes termos, consideramos que as crianças da classe pesquisada já vivenciam uma multiplicidade de experiências de ampla movimentação, mas que a intervenção do professor poderia ampliar e diversificar tais experiências através da melhor utilização dos espaços e materiais, contribuindo, assim, para o melhor desenvolvimento infantil.
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO