Banca de DEFESA: TALITA ANANDA CORREA

DISCENTE: TALITA ANANDA CORREA
DATA: 08/05/2017
LOCAL: ICED
TÍTULO: PROPOSTA PEDAGÓGICA DE TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA REALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Teoria histórico-cultural. Educação Infantil. Proposta pedagógica. Jornada de tempo integral.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar a proposta pedagógica de uma instituição pública de Educação Infantil, no município de Santarém- Pará, buscando identificar as especificidades da oferta da jornada de tempo integral. Teve como base de análise a Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento humano, através dos estudos de Vigotski (1993, 1995, 2008) e seus colaboradores. A metodologia utilizada constou de análise documental, observação de duas turmas de pré-escola, sendo uma de tempo integral e uma de tempo parcial e uma entrevista semiestruturada com a coordenadora pedagógica. Os resultados do estudo demonstram que a proposta pedagógica da instituição apresenta poucas diferenças entre as jornadas que oferta. Nas turmas, o que se percebeu foi que o tempo em que as crianças permanecem em atendimento poderia ser mais bem explorado por atividades menos repetitivas, de modo que houvesse a possibilidade de se explorar os conhecimentos mais elaborados da produção humana, tais como: a música, a dança, as artes plásticas, a literatura, entre outros que ajudam a desenvolver funções psíquicas superiores. O currículo está pautado em datas comemorativas e em atividades de apreensão de letras e números que não têm função comunicativa para as crianças. Foi verificado, ainda, que, as divergências encontradas nas duas turmas são referentes aos cuidados físicos das crianças, sendo as atividades de brincadeira e ensino “dobradas” para quem permanece o dia todo na instituição. A comunicação entre as professoras de jornada integral ocorre na troca de horários, momento em que a professora que ficará no restante do dia com a turma chega e se insere na atividade do sono, e a outra professora se retira. Contudo, somente nas reuniões pedagógicas é que elas conversam para planejar suas práticas e conferir as atividades que estão desenvolvendo. A coordenação, juntamente com a pedagoga da UMEI, é que são as responsáveis pela organização das reuniões pedagógicas, das formações e de reuniões avaliativas, dos professores e dos familiares atendidos. Assim, a proposta se efetiva em uma perspectiva adultocêntrica para as crianças que são praticamente alheias ao que se está propondo a elas. E, como não há desafio e motivação na rotina, algumas crianças tentam, à sua maneira, resistir ao que lhes é imposto, interagindo entre elas quando é mandado esperar, se comunicando quando é pedido para silenciar e inventando formas para abalizar a sua infância. Assim, da maneira como está se configurando a proposta de tempo integral e até mesmo a parcial, para as turmas de pré-escolar, é possível inferir que há poucas contribuições positivas para o processo de humanização das crianças. Considerando a proposta pedagógica uma importante ferramenta para orientação da prática vigente na instituição, faz-se necessário que sua efetivação seja mais bem instituída pelos profissionais que fazem parte do processo de educação das crianças pequenas.
Externo ao Programa - 1180963 - MARIA DE FATIMA SOUSA LIMA
Externo à Instituição - ROSANGELA DE FATIMA CAVALCANTE FRANCA - UNIR