Banca de DEFESA: RODRIGO SOUSA DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RODRIGO SOUSA DA CRUZ
DATA: 24/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: ICED
TÍTULO: UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL LIVRE, ATRAVÉS DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS, PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DE CIDADÃOS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IFPA/CAMPUS SANTARÉM
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem por Projetos. Ensino Médio Integrado. Robótica Educacional Livre. Cibercultura.
PÁGINAS: 114
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: O atual contexto da inserção do homem no mundo do trabalho vem passando por diversas transformações, as quais têm causado impactos na relação entre educação e trabalho. O modelo taylorista e fordista de organização e gestão do trabalho foi profundamente abalado pelas mudanças que iniciaram com o grande avanço científico e tecnológico, em especial com a mediação da microeletrônica. Esta nova realidade passou a exigir uma formação que contemple ao trabalhador o desenvolvimento de conhecimentos e saberes profissionais complexos, através de elementos como a criatividade e a capacidade de resolução de problemas. A partir da publicação do Decreto 5.154/04, tornou-se possível a oferta do ensino médio integrado à educação profissional, o qual é uma alternativa para a superação da dicotomia de formações existente entre educação geral e profissional. Um dos grandes desafios desta modalidade de ensino é o de implementar, de fato, o caráter seu integrado. Assim, devem ser buscadas novas práticas pedagógicas e recursos educacionais que orientem a convergência e a integração de vários conhecimentos em torno de objetos de investigação para a resolução de situações- problema. Desta forma, este trabalho é proposto no sentido de investigar quais os eventuais benefícios da utilização da robótica educacional livre, através da aprendizagem por projetos, no contexto do Curso Técnico em Informática/Ensino Médio Integrado do IFPA/Campus Santarém. Neste sentido, serão levantados a partir dos trabalhos de Kuezer (2000, 2003), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Frigotto (2005) e Santomé (1998), alguns aspectos sobre a relação histórica entre educação e trabalho. Assim, será observada a histórica relação dicotômica entre as formações de caráter propedêutica e profissional, até o momento em que foi autorizada a oferta da modalidade ensino médio integrado a educação profissional. A partir dos trabalhos de Moura e Barbosa (2011), Bender (2014), Nogueira (2007) e Oliveira (2006), serão observadas as possibilidades trazidas em relação ao trabalho com projetos de aprendizagem, os quais podem mudar as relações entre professor e aluno, possibilitando o desenvolvimento de diversas habilidades. Um outro pilar deste trabalho será em relação a utilização da robótica educacional livre como objeto mediador para construção de conhecimentos. Assim, baseado nos trabalhos de Papert (2008), Blikstein (2013) e Cesar (2009, 2013), serão abordados diversos aspectos da utilização da robótica educacional livre, sob um olhar construtivista, o qual é a base para uma educação que favoreça o desenvolvimento de habilidades de cooperação, resolução de problemas, criatividade, autonomia, investigação, entre outros. Neste sentido, será realizada uma pesquisa de caráter qualitativa, onde tem-se uma pesquisa bibliográfica exploratória e um estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa serão alguns discentes e docentes deste curso. Desta forma, este trabalho propõe-se a investigar como a utilização da robótica educacional livre, através da aprendizagem por projetos, pode ser utilizada como recurso que auxilie na formação crítica de um grupo de discentes do Curso Técnico em Informática/Ensino Médio Integrado do IFPA/Campus Santarém? Assim, serão investigadas algumas categorias como interdisciplinaridade, pensamento crítico, habilidades construtivistas/construcionistas e interesse/motivação.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1846798 - CELSON PANTOJA LIMA
Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1834482 - ELIANE CRISTINA FLEXA DUARTE
Externo à Instituição - GUILHERME GITAHY DE FIGUEIREDO - UEA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Notícia cadastrada em: 18/04/2017 14:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa