Banca de DEFESA: ALESSANDRA LIMA AGUIAR

DISCENTE: ALESSANDRA LIMA AGUIAR
DATA: 10/05/2017
LOCAL: ICED/SALA 304
TÍTULO: O IMPACTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NOS EGRESSOS DE LICENCIATURA EM LETRAS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Pibid, língua inglesa, formação de professores.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: RESUMO AGUIAR, A.L. Impactos do Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) nos egressos de licenciatura em letras-inglês da universidade federal do oeste do Pará. Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará, 2016 O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem sido pauta de muitas pesquisas no campo da educação. O mesmo foi criado com a finalidade de incentivar a formação inicial, além de inserir o licenciando na docência possibilitando experiências na prática pedagógica em escolas públicas de educação básica. Ao tomar o Pibid como objeto de estudo, esta pesquisa teve como principal objetivo investigar quais os impactos do programa em egressos do curso de Licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. O referido trabalho está embasado em teóricos que abordam a formação de professores, como Romanowski (2007), Gatti (2010), Saviani (2009); além de teóricos da língua inglesa, como Leffa (2001), Gimenez (2002) e Lima (2011) e ainda, embasado na filosofia de Dewey (2010), considera a experiência como o ponto de partida para o aprendizado. O desenvolvimento desse trabalho respaldou-se na pesquisa bibliográfica e nos dados levantados por meio de questionário e entrevista. A abrangência da pesquisa contempla a descrição das atividades que foram desenvolvidas pelos ex-pibidianos no período entre agosto de 2012 a dezembro de 2014. A pesquisa delineou-se pela abordagem qualitativa e foi desenvolvida através de um estudo de caso. Como sujeitos do estudo, investigamos três egressos da universidade que, atualmente, são professores de inglês na educação básica. Nosso objetivo principal e a questão norteadora da investigação era saber quais os impactos do Pibid na vida dos ex-bolsistas que já estão atuando como docentes na educação básica. Além disso, investigar, também, se o programa ajudou os docentes na proficiência da língua inglesa; se contribuiu para sua formação acadêmica e se influenciou na sua atuação profissional. Após a coleta dos dados, por meio de questionário e entrevista, foi possível perceber que os principais impactos foram a descoberta pelo ofício do magistério e a identidade com a docência. Pode-se imaginar um cenário bem diferente se esses egressos não tivessem participado do programa. É possível que sequer estivessem atuando como professores, uma vez que, antes da experiência do Pibid, os ex-bolsistas não tencionavam seguir a carreira docente– a prática vivida na escola e a experiência adquirida durante esses dois anos (2012-2014) foram fundamentais para a sua tomada de decisão. Além disso, o Pibid oportunizou a esses professores vivenciar e socializar a língua inglesa, seja com colegas, alunos e professores de Santarém, seja com professores americanos que ministravam oficinas e minicursos, durante suas participações no programa. Por essas razões, concluímos que o Pibid contribuiu amplamente para a formação acadêmica desses egressos, tanto em relação à proficiência na língua inglesa como em relação à escolha profissional e à prática pedagógica.
Presidente - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES