Banca de DEFESA: ELMARA DE SOUSA GUIMARÃES

DISCENTE: ELMARA DE SOUSA GUIMARÃES
DATA: 13/04/2017
LOCAL: ICED - Sala H305
TÍTULO: POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO NO PARÁ: A REALIDADE DO SOME NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA.
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Organização Modular de Ensino; Política Educacional; Educação do Campo; Ensino Médio.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa “Política de Ensino Médio no Pará: a Realidade do SOME no Município de Itaituba” objetivou analisar o SOME nas Escolas Polos no município de Itaituba, visando compreender de que forma os sujeitos que integram essa política percebem a implantação do SOME nas Escolas Polos. Os lócus de pesquisa foram três escolas do meio rural do município de Itaituba e vinte e quatro participantes que se encontram participando do processo de execução da política e integram o SOME, no município de Itaituba (nove alunos, três gestores, seis pais, cinco professores e um coordenador do SOME). O percurso metodológico escolhido se fundamenta na pesquisa qualitativa, tendo como referência um estudo de caso e como procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que: a) o SOME não há orientação ou supervisão de um profissional especializado para nortear o trabalho administrativo e pedagógico dos professores, alunos e Escolas Polos; b) o SOME é descontextualizado da vida dos povos do campo; c) possui uma infraestrutura deficitária; d) O SOME possui uma estrutura organizacional rígida, onde o poder de decisão a respeito do planejamento, financiamento, conteúdo programático e dinâmica curricular são centralizadas na Secretaria Estadual de Educação. Apesar das dificuldades na educação ofertada pelo SOME, este tem se dado, até os dias atuais como alternativa para à população do campo do Estado do Pará cursar o ensino médio em suas comunidades e que tem se inserido cada vez mais no contexto dos municípios paraenses, como uma alternativa para garantir a oferta e a expansão do ensino médio no Estado do Pará.
Presidente - 328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA