Banca de DEFESA: ELMARA DE SOUSA GUIMARÃES

DISCENTE: ELMARA DE SOUSA GUIMARÃES
DATA: 13/04/2017
LOCAL: ICED - Sala H305
TÍTULO: POLÍTICA DE ENSINO MÉDIO NO PARÁ: A REALIDADE DO SOME NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA.
PALAVRAS-CHAVES: Sistema de Organização Modular, Trabalho-Educação, Política Educacional.
ÁREA: Educação
RESUMO: A pesquisa trata-se da análise do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) desenvolvido em Itaituba. O SOME surge na década de 1980, como alternativa para os municípios paraenses atenderem os jovens trabalhadores que não tinham acesso à escola regular no interior do Estado. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas no município de Itaituba e objetivou analisar os processos administrativos e pedagógicos do SOME no município de Itaituba através da percepção dos sujeitos envolvidos na política educacional, problematizando como os sujeitos envolvidos percebem os processos administrativos e pedagógicos do SOME em suas comunidades? Dessa forma, o estudo de casos múltiplos tem como referência o método dialético, com a utilização da abordagem qualitativa, acrescidos da análise quantitativa dos dados. Os procedimentos metodológicos utilizados foram, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo que optou-se primeiramente pela utilização de observação sistemática e entrevistas semiestruturadas e para análise dos dados análise de conteúdo temática. Os sujeitos selecionados para este estudo, integram o SOME no município de Itaituba, e já se encontram participando do processo de execução da política, sendo: alunos, pais, professores, diretores, técnicos, um técnico da Secretaria Municipal de Educação de Itaituba e um coordenador do SOME. As principais referências teóricas utilizadas na estruturação da pesquisa são: Arroyo (1998), Marx (1983; 1996), Mézáros (1981), Neves (2005), Kuenzer (1988; 1997; 2000; 2010; 2013), Saviani (2004; 2008) entre outros. Os resultados preliminares indicam que, no SOME não há orientação ou supervisão de um profissional especializado para nortear o trabalho administrativo e pedagógico; prédios que não atendem os jovens trabalhadores; Desvincula-se da relação trabalho-educação; O SOME possui uma estrutura organizacional rígida, onde o poder de decisão a respeito do planejamento, financiamento, conteúdo programático e dinâmica curricular são centralizadas na Secretaria Estadual de Educação. Apesar das dificuldades na operacionalidade do SOME, este tem se dado, até os dias atuais como alternativa para os jovens trabalhadores do Estado do Pará cursarem o ensino médio em suas comunidades e que tem se inserido cada vez mais no contexto dos municípios paraenses, como uma alternativa para garantir a oferta e a expansão do ensino médio no Estado do Pará.
Presidente - 328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Externo ao Programa - 709925 - MARIA MIRTES CORTINHAS DOS SANTOS