Banca de DEFESA: TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA

DISCENTE: TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA
DATA: 31/03/2017
LOCAL: ICED - Laboratorio 03
TÍTULO: Os Indígenas e o Ensino Superior na Amazônia: realidade e perspectivas da Política de Ação Afirmativa da Universidade Federal do Oeste do Pará.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Ações Afirmativas. Escolarização Indígena. Amazônia.
ÁREA: Educação
RESUMO: A inserção e participação dos povos indígenas no Ensino Superior fazem parte de lutas e reivindicações históricas dos movimentos sociais por igualdades de condições na educação e, também, participação nas políticas públicas educacionais. Em função de sua relevância no cenário educacional brasileiro, elegeu-se essa temática para estudar o acesso e a permanência dos indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Seu objetivo é analisar a Política de Ação Afirmativa de acesso e permanência dos indígenas na Ufopa, ingressos pelo PSE (2010 a 2015), e seu impacto para uma Educação Superior de qualidade para esses povos. Os objetivos específicos visam: estudar o contexto de criação da Ufopa na proposta do REUNI; caracterizar o PSE da Ufopa e, por fim, mapear as ações/estratégias para garantir a permanência dos indígenas na IFES. É uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), descritiva e exploratória (GIL, 2008), do tipo estudo de caso microetnográfico (CHIZZOTI, 2014; RINCÓN; LATORRE, 1992). Adotou-se entrevista gravada com Gestores e Docentes da Ufopa, e Lideranças Indígenas (Cacique e Coordenador do DAIN); questionário impresso para discentes indígenas ingressos pelo PSE (2010- 2015) e questionário online (Google Forms) com Diretores de Institutos da Ufopa. A análise dos dados resultou da triangulação, a partir da concepção de Bardin (1997). O estudo apresenta uma abordagem histórica das políticas públicas educacionais no Brasil (PAULILO, 2010); o processo de escolarização indígena (FERRARO; SCHAFER, 2007); desafios da diversidade educacional da região Amazônica (CAVALCANTE, 2000); educação como pratica da liberdade (FREIRE, 1997); pedagogia decolonial (MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008); pedagoga crítica (GIROUX, 1998); conceitos de interculturalismo (GASCHÉ, 2008) e multiculturalismo (CANDAU; MOREIRA, 2011). Os resultados revelam que o Processo Seletivo Especial Indígena é uma expressão da Política de Ação Afirmativa da Ufopa que possibilitou o acesso de 254 indígenas ao Ensino Superior entre 2010 e 2015, com acentuada diversidade étnica (17 etnias), destacando-se os povos Arapiun (52), Wai Wai (40) e Munduruku (40). Os Institutos de Ciências da Educação (ICED) (43%) e de Ciências da Sociedade (ICS)(19%) concentram maior número destes estudantes. Informática Educacional (ICED) e Ciências Econômicas (ICS) apresentam maior sucesso acadêmico, sendo Letras/Inglês (ICED) e Antropologia (ICS) os cursos com maior índice de reprovação deles (SIGAA, 2015). Das variações nos percentuais de insucesso acadêmico destes estudantes conclui-se que embora tenha implementado ações institucionais de permanência, de caráter esporádico, como a bolsa de monitoria CE ANAMA e o Programa de Facilitação de Aprendizagem, visando acompanhar discentes com maior índice de insucesso acadêmico, a Ufopa ainda não tem atingido resultados satisfatórios que minimizem as dificuldades de aprendizagem, principalmente dos estudantes indígenas. A pesquisa revela, portanto, que desde a sua origem a Ufopa tem garantido o acesso anualmente dos indígenas por meio dessa politica afirmativa, entretanto, em relação à permanência poucas ações e estratégias têm sido efetivamente implementadas pela instituição.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo ao Programa - 1299911 - FLORENCIO ALMEIDA VAZ FILHO