Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAMILA GARCIA SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAMILA GARCIA SENA
DATA: 14/02/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Campus Rondom
TÍTULO: OS SABERES DA EXPERIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO FARMACÊUTICO DOCENTE
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior, Saber docente e Farmacêutico docente.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: O cenário atual da educação tem apontado momentos de tensões significativas que retratam o saber docente, entre o global e o particular e entre o tradicional e o moderno. Tais saberes, assim como as habilidades que os docentes devem possuir estão em um período de crise conceitual, devido as mudanças expressivas nos setores sociais, políticos, econômicos e cultural. E se tratando em docência de Ensino Superior busca-se que a formação acadêmica esteja voltada para estudos sobre a formação na docência, pois este profissional deva estar continuamente estudando, e que os estudos estejam voltados para as vivências, angustias, necessidade de mudanças nas práticas que desenvolvem e revisão de conceitos. A necessidade de profissionais habilitados na área específica tem levado bacharéis à docência, o que suscita a questão sobre como se dá a prática pedagógica de tais profissionais, que não tem em sua formação acadêmica, o preparo técnico para a docência. Essa discussão vem ao encontro de inquietações evidenciadas nos debates realizadas pelo Conselho Federal de Farmácia – CFF e Associação Brasileira de Educação Farmacêutica - ABEF, através das Conferências, Fóruns e Encontros Nacionais de Educação Farmacêutica, nos últimos anos. Pensar em como os Farmacêuticos que atuam na docência podem conceber as práticas pedagógicas é considerar uma formação de Farmacêuticos docentes calcada em um modelo de profissional que busca constantemente refletir sobre suas práticas, e a ampliação da compreensão dos saberes e habilidades que envolvem a profissão de professor. Portanto, a presente pesquisa objetiva averiguar os saberes docentes de professores farmacêuticos a partir de relatos sobre a construção de suas práticas pedagógicas na atuação nos cursos de Farmácia, em Santarém, Pará. Os objetivos específicos são: Conhecer a trajetória profissional que levou à docência; identificar como os participantes conceituam a identidade do farmacêutico docente; descrever como os docentes construíram e constroem suas práticas pedagógicas e verificar como os participantes avaliam suas práticas pedagógicas atualmente. Participarão Farmacêuticos docentes que atuam a pelos menos um ano em cursos de graduação em Farmácia, na cidade de Santarém, Pará. Os dados serão coletados a partir de entrevistas individuais semiestruturadas e aplicação de questionário sociodemográfico. Os dados oriundos do questionário sociodemográfico serão analisados mediante o programa Excell, para criação de tabelas de frequência, assim como estabelecimento de medidas de tendência central. Os dados advindos das entrevistas individuais serão analisados mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC proposta por Lefèvre e Lefèvre. Os participantes terão sua identidade resguardada, conforme Resolução 466 de2012. Espera-se que os resultados sejam úteis no âmbito coletivo, ao fornecer subsídios empíricos para as discussões em Educação Farmacêutica, de maneira a fomentar resoluções que melhorem o ensino de Farmácia; no âmbito individual, que os dados gerados sirvam de suporte para farmacêuticos que aceitam o desafio da docência, contribuindo com avanços no ensino em farmácia.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP
Externo à Instituição - JUAREZ DE SOUZA - UEPA
Notícia cadastrada em: 14/02/2017 09:42
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