Banca de DEFESA: MADMA LAINE COLARES GUALBERTO

DISCENTE: MADMA LAINE COLARES GUALBERTO
DATA: 10/02/2017
LOCAL: Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA (Campus Rondon)
TÍTULO: A manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas dos professores de educação infantil em Santarém-Pará
PALAVRAS-CHAVES: Corporeidade. Formação Docente. Práticas Pedagógicas. Educação Infantil.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO: Este estudo teve como objeto investigar a manifestação da corporeidade nas práticas pedagógicas de professores de educação infantil em sala de atividades com as crianças de escolas públicas e privadas de Santarém – Pará. Desenvolveu-se uma linha metodológica de caráter descritivo e campo, com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se as técnicas de pesquisa da observação não participante e entrevista semiestruturada com 08 professoras, que atuam com a pré-escola na educação infantil. Os dados foram analisados utilizando-se o recurso da Análise do Conteúdo (BARDIN, 1979). A pesquisa constatou que: as práticas pedagógicas são realizadas, geralmente, de maneira individual, célere e fragmentada, com poucas possibilidades de criação que permitam às crianças vivenciarem manifestações corporais, entre elas: a maioria das professoras desconhece a temática corporeidade, provavelmente, porque não tiveram acesso à tais discussões durante a formação acadêmica; por via de regra as maiores dificuldades apontadas pelas professoras estão relacionadas à carência de materiais, tempo e espaços, à formação pedagógica, à exigência dos pais e da instituição para que as crianças aprendam a ler e escrever precocemente. Os resultados permitem concluir que as práticas pedagógicas de 07 participantes desta pesquisa não estão embasadas pelas discussões deste estudo, refletindo assim na realização de práticas pedagógicas estanques, existentes, formuladas e reproduzidas. Desta forma, constatou-se que a corporeidade se manifestou apenas na prática pedagógica de 01 professora, uma vez que as atividades desenvolvidas por esta profissional pautam-se na promoção de vivências com os outros seres, com os objetos e com o mundo, fomentando a imaginação, criatividade, sensibilidade, cooperação e o desenvolvimento integral da criança. Portanto, esta pesquisa buscou enfatizar que a corporeidade deve ser compreendida como o foco primeiro para uma educação integral, reflexiva e participativa do ser humano. Logo, cabe aos profissionais de educação infantil reconhecer que as práticas pedagógicas precisam ser ressignificadas e recriadas com o olhar na corporeidade, a partir do compromisso com a formação das crianças.
Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interno - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA