Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA PAULA RAMOS PIMENTEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA PAULA RAMOS PIMENTEL
DATA: 23/12/2016
HORA: 10:30
LOCAL: ICED - sala h304
TÍTULO: Concepções de Língua, linguagem, ensino e aprendizagem que emergem da Na Ponta do Lápis
PALAVRAS-CHAVES: definir
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa faz parte de uma das áreas de investigação do Grupo de Leitura, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT), o qual por sua vez está ligado à linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias PPGE-UFOPA. Objetiva-se verificar que concepção de ensino e aprendizagem de leitura-escrita emerge da revista “Na Ponta do Lápis (PL)” da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – OLP, dentro do quadro geral que se desenha de concepção de ensino de leitura-escrita da educação brasileira contemporânea. Aparentemente a OLP é apenas um concurso de textos, mas busca oferecer aos professores oportunidade de formação e aposta na ideia de que os professores possam vivenciar uma metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais por meio de sequências didáticas. Embora se reconheça a contribuição da OLP para o ensino de língua portuguesa tendo a adoção dos gêneros textuais, em sua política de formação de professores, do seu material pedagógico e da produção de texto para a competição em si, é importante investigar questões conceituais e metodológicas envolvidas. Desta forma, através da análise documental e a partir do paradigma indiciário, as vinte e seis revistas, produzidas de 2005 até 2015 serão estudadas em categorias: língua; leitura; ensino e aprendizagem; sujeito e autoria; gênero e professor; e também se verificará como estas categorias são expressas nas revistas “Na ponta do Lápis”, revista didático-pedagógica e de vulgarização. O estudo global das revistas mostrará como a Olimpíada concebe cada uma dessas categorias e a investigação proporcionará definir quais as concepções que envolvem este evento nacional que mobiliza professores e estudantes da Educação Básica do Brasil, relacionando-as ou contrastando-as com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN para o ensino de Língua Portuguesa e a visão de estudiosos e especialistas nas áreas envolvidas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo ao Programa - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Notícia cadastrada em: 22/12/2016 15:34
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