Banca de DEFESA: LUCIENE MARIA DA SILVA

DISCENTE: LUCIENE MARIA DA SILVA
DATA: 12/12/2016
LOCAL: ICED - Sala H305
TÍTULO: EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL: a Concepção dos sujeitos participantes do Programa Mais Educação no Município de Oriximiná – Pará
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. PME. Educação Integral. Concepção de Educação Integral. Tempo Integral.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional
RESUMO: Esta pesquisa tem por tema central a Educação Integral. Para enraizamento da política pública de Educação Integral no Brasil, o Programa Mais Educação, instituído pela Portaria interministerial nº17/2007, estabelece-se como uma estratégia do Governo Federal que propõe uma Concepção de Educação Integral de Tempo Integral de caráter intersetorial, promotora da ampliação das dimensões: tempos, espaços e oportunidades educativas. Nos contextos da prática, onde o Programa se efetiva, a Concepção de Educação Integral tem sido definida a partir de vários aspectos e interpretações. Assim, através de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, objetivou-se compreender a Concepção de Educação Integral de Tempo Integral dos gestores e professores comunitários, participantes do Programa Mais Educação nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental da Rede Pública, Zona Urbana em Oriximiná-Pa, no período de 2010 a 2015, a partir do Estudo do Programa Mais Educação. Para tanto, trilhou-se o caminho da investigação através da Pesquisa Bibliográfica, Pesquisa Documental, Pesquisa de Campo. A coleta de dados deu-se em duas Escolas da Rede Municipal de Ensino em Oriximiná-Pa com dois Gestores e dois professores comunitários através da conjugação das técnicas de entrevista semiestruturada e questionário. Para análise do material coletado utilizou-se como método a Análise de Conteúdo com fundamento em Bardin (1977, 2011). O estudo referenciou-se em Cavaliere (2002,2007), Coelho (2009), Guará (2009), Moll (2012), Giraldelli Junior (2000), Menezes (2009, 2012) e Documentos e textos oficiais do PME, entre outros. Indicou-se nos resultados que os gestores e professores comunitários, expressam uma Concepção de educação que atribui à educação o papel de preparação para a vida em sociedade numa mesclagem de traços, ora tradicionais ora escolanovistas refletindo uma incerteza conceitual e teórica. Apresentam a Escola de Tempo Integral como condição fundamental à implementação da Educação Integral a qual vinculam à assistência aos menos favorecidos e apontam para o espaço intraescolar, como espaço educativo preferencial para realização das atividades e ações socioeducativas com vista a formação integral. Concluiu-se que essa visão, trás em si preceitos similar à Pedagogia Tradicional, estabelecendo uma relação de distanciamento entre escola, família, sociedade e poder público apontando para uma educação cujas ações isoladas desfavorecem a formação integral e o avanço da qualidade da educação desresponsabilizando os atores sociais do processo educacional.
Externo à Instituição - CÉLIO DA CUNHA - UnB
Presidente - 328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA