Banca de DEFESA: ADRIANA OLIVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANA OLIVEIRA DOS SANTOS SIQUEIRA
DATA: 06/12/2016
HORA: 14:00
LOCAL: ICED - Sala H305
TÍTULO: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA INDUTORA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES E DESAFIOS
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral. Programa Mais Educação. Gestão Escolar.
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este estudo propõe uma análise sobre as concepções de educação integral e sua implicação nas ações dos gestores de escolas que desenvolveram o Programa Mais Educação, da Rede Municipal de Ensino de Santarém/PA, tendo como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 2009 a 2015. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas, envolvendo seis gestores. Para o levantamento das informações se utilizou como ferramenta a entrevista semiestruturada. O tratamento das informações foi realizado por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), tendo como categorias analíticas: Concepções de Educação Integral e Práticas de Gestão. O referencial teórico utilizado parte dos estudos de Saviani (2008, 2014); Cavaliere (2002, 2010); Coelho (2003, 2009); Lück (2012), Bravo (2014), Paro (2009, 2015), Colares (2012). Os resultados encontrados no presente estudo destacam duas concepções antagônicas no contexto atual da educação integral. A Concepção Liberal-Pragmatista, inspirada no pragmatismo de John Dewey e Anísio Teixeira que fundamenta a proposta do Programa Mais Educação e a Concepção Socialista Marxista que defende a formação omnilateral e politécnica e propõe à Pedagogia histórico-crítica uma formulação teórica que visa articular teoria e prática, mediadas pela educação. A análise dos discursos demonstra que os gestores escolares têm pouca ou nenhuma clareza sobre as concepções de educação integral que norteiam suas práticas, além de revelar pouco conhecimento sobre os fundamentos teóricos que orientam o Programa Mais Educação. As práticas de gestão participativas apresentam avanços como a construção do Projeto Político-pedagógico e a participação do conselho escolar. Contudo, os processos participativos não incluem toda a comunidade escolar. Percebe-se a ampliação da participação de pais e da comunidade, mas os discentes são excluídos do planejamento e das decisões da gestão escolar. A pesquisa demonstra a necessidade latente de se estabelecer o debate nos espaços escolares sobre a educação integral e as práticas de gestão democráticas, na perspectiva de uma educação emancipatória para as escolas na Amazônia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Externo à Instituição - EDNA CRISTINA DO PRADO - UFAL
Externo à Instituição - FRANCISCA DAS CHAGAS LIMA SILVA - UFMA
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO - UFMA
Notícia cadastrada em: 05/12/2016 15:59
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