Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ NILSON SILVA DE JESUS

DISCENTE: JOSÉ NILSON SILVA DE JESUS
DATA: 06/12/2016
LOCAL: ICED
TÍTULO: A LEI 10.639/2003 NA PERCEPÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES EM ESCOLAS QUILOMBOLAS: UMA POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ALTO RIO TROMBETAS- ORIXIMINÁ/PA
PALAVRAS-CHAVES: Educação étnico-cultural. Lei 10.639/2003. Práticas Pedagógicas. Escola Quilombola. Amazônia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: Este estudo visa analisar como as práticas pedagógicas de professores de escolas quilombolas podem contribuir para o processo de aplicabilidade da Lei 10.639/2003 nesses espaços educativos, assumindo a seguinte hipótese: “As práticas pedagógicas de professores lotados em escolas quilombolas contribuem para a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, em um contexto social, histórico e geográfico singular na Amazônia e na inclusão de conhecimentos locais para a compreensão do papel do negro na sociedade brasileira”. A pesquisa é de abordagem qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso em duas escolas quilombolas no Alto Rio Trombetas, no município de Oriximiná/PA. O estudo foi bibliográfico, documental e empírico. A pesquisa bibliográfica caminhou para o encontro dos estudos Pós-Coloniais da vertente Latino-Americana, dialogando com Maldonado-Torres (2007), Mignolo (2005), Quijano (2005) e Walsh (2009), os quais propõem a descolonização do poder, do saber e do ser, a partir do diálogo com os conhecimentos que foram silenciados pelo processo de colonização. Subsidiaram a discussão da educação étnico-racial Munanga (1999; 2004; 2005), Gomes (1995; 2002; 2006), Candau (2013), Cavalleiro (1998) e outros que voltam seus olhares para a prática pedagógica, a formação de professores e o currículo. Autores como Paulo Freire (1978; 1981; 1997) e Capra (1982) contribuem para a reflexão da temática estudada numa visão sistêmica. Também realizamos um breve Estado da Arte sobre a temática proposta, possibilitando mapear como estão as pesquisas a nível de doutorado e mestrado em educação em relação a lei 10.639/2003. Quanto a pesquisa documental, a mesma vem auxiliar na compreensão do fenômeno estudado em consonância com os marcos legais, tendo a Constituição Federal de 1988, a LDB 9394/2006 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a própria Lei 10.639/2003 (Inclui no Currículo Oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"), bem como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Estes estão servindo de marco legal para analisar os seguintes documentos locais: Projeto Político Pedagógico da Terceira Unidade Regional de Gestão Escolar – URGE- Quilombola e seu Regimento Interno. Com relação ao estudo empírico, as técnicas adotadas para a coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e o questionário. A entrevista foi aplicada com a coordenação pedagógica que atende as duas escolas e com 04 professores das disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, seguido da aplicação de um questionário complementar com dados de identificação dos mesmos; bem como um questionário direcionado a 19 alunos de 8º e 9º anos do ensino fundamental destas escolas públicas quilombolas. A Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) será adotada para tratamento dos dados. Como resultado parcial, verificamos que tanto a lei quanto as diretrizes, não são enfatizadas em tais documentos, provocando, alguns desencontros na fala dos professores quando indagados sobre a mesma.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo ao Programa - 1476915 - MARIA ALDENIRA REIS SCALABRIN