Banca de DEFESA: CLENYA RUTH ALVES VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLENYA RUTH ALVES VASCONCELOS
DATA: 06/12/2016
HORA: 16:30
LOCAL: ICED - Sala H305
TÍTULO: As experiências pedagógicas da implementação da política de educação em tempo integral nas escolas do campo da Amazônia Paraense
PALAVRAS-CHAVES: Política educacional. Educação em tempo integral. Educação do Campo. Programa Mais Educação.
PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A implementação do Programa Mais Educação nas escolas do campo, tem se constituído um desafio para a política de educação em tempo integral, desafio que perpassa o contexto da prática pedagógica, refletindo na organização pedagógica, na relação espaço-tempo, na conexão das atividades entre turnos, dentre outros aspectos. Nesse sentido, esta pesquisa elegeu como objetivo geral, a compreensão sobre as experiências pedagógicas advindas da implementação do programa nas escolas do campo, e contou com os seguintes objetivos específicos: analisar a conexão entre as atividades pedagógicas do turno escolar e as propostas no turno ampliado; entender a relação espaço-tempo na organização das atividades pedagógicas no cotidiano da escola; analisar a relação entre a ampliação da jornada escolar e o desempenho acadêmico dos estudantes. Em relação ao lócus da pesquisa selecionamos cinco escolas do campo do município de Santarém. Assumimos a abordagem qualitativa amparada na pesquisa documental, e de campo ancorada na técnica de análise de conteúdo de Bardin. Tendo em vista as questões que nos propomos analisar a pesquisa revelou a fragilidade na articulação das atividades do tempo escolar e tempo ampliado, por fatores ligados à resistência dos professores em relação ao trabalho dos monitores, falta de esclarecimento e entendimento sobre a proposta do mais educação, falta de qualificação e preparação adequada das escolas para receberem o programa. Em observância a relação espaço - tempo nas escolas pesquisadas evidenciamos a improvisação como fator que caracteriza a organização dos espaços e tempos, improvisação esta, no âmbito de conciliação das atividades do mais educação aos espaços e tempos no interior das escolas. Em termos de avanços apontamos que após o implemento do programa nas escolas os sujeitos pesquisados indicaram que os alunos participantes melhoraram seu desempenho escolar, o interesse e relacionamentos interpessoais. Identificamos o sentido do reforço escolar às atividades realizadas pelos monitores, reforçando nesse sentido o caráter assistencialista da proposta.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Externo à Instituição - MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO - UFMA
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Notícia cadastrada em: 05/12/2016 15:40
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