Banca de DEFESA: FRANCINARA SILVA FERREIRA

DISCENTE: FRANCINARA SILVA FERREIRA
DATA: 07/12/2016
LOCAL: ICED Campus Rondon
TÍTULO: Gestão Escolar na perspectiva democrática: estudo a partir dos projetos de intervenção desenvolvidos em escolas públicas da Região Oeste do Pará
PALAVRAS-CHAVES: Política de formação continuada. Gestão democrática. Reforma educacional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO: Esta dissertação aborda a gestão escolar a partir de estudo desenvolvido com os egressos do curso de especialização em gestão escolar/Turma 2013/UFOPA, que é alicerçado na perspectiva democrática da gestão, e integra o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, que constitui uma política nacional direcionada à formação continuada dos gestores escolares. Objetivou-se investigar quais as temáticas desenvolvidas nos Projetos de Intervenção (PI), analisando as contribuições para a implementação da Gestão Democrática em escolas públicas, na Região Oeste do Pará. Para tanto, utilizamo-nos de pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa, fundamentada em análise bibliográfica e documental. A pesquisa teve como fonte os projetos produzidos na Sala Ambiente Projeto Vivencial (PV) no curso em 2013, além dos documentos reguladores do programa e do projeto pedagógico do curso. Esta referencia-se em Paro (1997), Vieira (2009), Ferreira (2004), Libâneo (2004), Ghanem (2004), Lück (2000, 2013), Cury (2011), Romanelli (2012), entre outros. A pesquisa demonstra que os discursos, expressos nos PI, evidenciam que se tem uma concepção de Gestão Democrática, Conselho Escolar e PPP (tema gerador do PI), sendo este um instrumento que guia as ações na escola, e um recurso de enfrentamento das problemáticas que surgem em seu cotidiano, no entanto, evidenciam-se limites e desafios para a efetivação da gestão democrática, como a falta de participação e a falta de conhecimento da comunidade escolar acerca dessa forma de gestão. Por outro lado, as análises realizadas nesta dissertação evidenciam a contribuição dos projetos de intervenção para a reflexão em torno da gestão democrática, ainda que os egressos do curso compreendam os desafios de se estabelecer essa forma de gestão na escola pública.
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA