Banca de DEFESA: MICHELINE DA SILVA BASTOS

DISCENTE: MICHELINE DA SILVA BASTOS
DATA: 06/12/2016
LOCAL: ICED
TÍTULO: O Estágio Curricular Supervisionado como integrador das Tecnologias digitais na Formação Inicial do Professor: o caso do Curso de Letras da UFOPA
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Formação Inicial de Professores. Currículo. Língua Portuguesa. Estágio Curricular Supervisionado.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Estudar a formação inicial dos professores de Língua Portuguesa para a realidade emergente, regida pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, pressupõe um olhar aguçado para as proposições legais que regem a educação nacional brasileira, e ao que vem sendo proposto no âmbito das instituições superiores no que concerne a inserção das TDIC na formação profissional docente. Dessa forma, elegeu-se um recorte Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa, por considerar que este pode configurar num espaço de investigação, questionamento e articulação teórico-prática para construção de novos saberes, incluído os relacionados à integração das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem da língua materna. Delimitou-se como objetivo geral “Investigar como o Estágio Curricular Supervisionado contribui para a reflexão teórica e prática do saber profissional docente, considerando a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no âmbito da formação de professores de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura Integrada Letras Português/Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará”. Com relação à metodologia, de abordagem qualitativa e pressuposto crítico-dialético, propôs-se uma pesquisa-ação colaborativa, de cunho exploratório, além do estudo bibliográfico e documental. Os participantes do estudo, realizado em 2016, foram: dois professores/supervisores de estágio, dez Estagiários e o Coordenador do curso, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados teve início com a análise documental do PPC do referido curso a partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área - CNE/CES n.º 18/2002, das Resoluções CNE/CP 1/2002, CNE/CP 2/2002 e a CNE/CP nº 2/2015, que possibilitaram investigar a formação dos professores de Língua Portuguesa considerando os saberes tecnológicos. Em seguida, procedeu-se com a entrevista semiestruturada com professores/supervisores do estágio curricular supervisionado e coordenadora do curso de Letras e, na sequência realizou-se a aplicação de questionário semiestruturado online, construído no Google Forms com alunos/estagiários de Língua Portuguesa do 6º semestre do referido curso. Os resultados da pesquisa, produto da análise do PPC do curso estudado, das entrevistas realizadas com professor/supervisor de estágio, com coordenadora e alunos/estagiários demonstram que uma proposta formativa para a integração das TDIC é limitada a um módulo do Centro de Formação Interdisciplinar (Lógica, Linguagens e Comunicação (90h/a), sendo que TIC possui apenas 30h/a), ofertado normalmente no início do curso e sem a finalidade de inclusão das tecnologias na educação. Esta constatação conduziu a proposição da intervenção colaborativa no estágio curricular supervisionado, possibilitando aos alunos/estagiários um olhar crítico e reflexivo acerca do ethos de escola, professor e aluno mediante uma nova relação potencializada pelas tecnologias digitais, subsidiando a construção dos saberes docentes com a inserção destas nas aulas de língua materna na educação básica. Esta experiência no estágio curricular supervisionado com a inserção das tecnologias digitais no ensino de língua materna pode ser considerada inovadora, pois os registros nos mostram que contribuiu para desencadear ações educativas e posturas críticas dos futuros docentes diante dos desafios pedagógicos na atualidade, favorecendo a adoção de novas práticas de linguagens essenciais para a formação de professores de Letras no que tange a inserção das TDIC, no sentido de potencializar uma educação inclusiva digital e socialmente, e de qualidade.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA