Banca de DEFESA: MARIA SOUSA AGUIAR

DISCENTE: MARIA SOUSA AGUIAR
DATA: 07/12/2016
LOCAL: iced Campus Rondon
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: ESTUDO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO (PME) NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTARÉM-PA NO PERÍODO DE 2009 A 2015
PALAVRAS-CHAVES: Educação integral. Educação em tempo integral. Programa Mais Educação.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
RESUMO: A pesquisa aborda a temática da educação em tempo integral, focalizando o Programa Mais Educação (PME) como uma política indutora de educação integral. Objetivou analisar a trajetória do PME em duas escolas estaduais de Santarém no período de 2009 a 2015. Frente ao cenário educacional que se apresenta por meio de políticas que defendem a ampliação da jornada escolar e a educação integral como um caminho para a qualidade da educação, ampliando as funções da escola, esta pesquisa partiu da seguinte problemática: Como o PME foi implementado nas escolas estaduais de Santarém? Teve uma abordagem metodológica qualitativa, com as categorias de análise: Concepção de educação integral, Formação e Organização do PME. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Dentre as referências foram utilizados os estudos de Antunes e Padilha (2010); Cavaliere (2007, 2009); Coelho (2009); Gadotti (2009); Gonçalves (2006); Libâneo (2015); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012); Limonta et al (2013); Moll (2009, 2012); Paro (2009, 2016); Silva J. e Silva K. (2012, 2013), os Cadernos da Série Mais Educação do Ministério da Educação (2009) e os documentos legais que tratam sobre o PME. Para obtenção dos dados utilizou-se como técnicas e instrumentos a análise documental e entrevistas semiestruturadas com 03 (três) diretoras, 04 (quatro) coordenadores do PME que atuaram nas escolas pesquisadas, e uma Técnica de referência do programa da 5ª Unidade Regional de Educação (URE), totalizando 08 (oito) educadores. A pesquisa revelou que otimizar o tempo do aluno na escola, atendendo as suas diversas habilidades, competências e conhecimentos exigidos na contemporaneidade continua sendo uma tarefa desafiadora para as escolas da rede estadual de ensino de Santarém. A educação integral na perspectiva de formação emancipadora do homem, independente da forma como ela se desenvolve, seja em tempo parcial ou integral, é um compromisso que deve ser assumido pelo Estado como política destinada a todos, e pelas escolas, agentes e parceiros educativos sustentado por um Projeto Político-Pedagógico consistente, elaborado de forma coletiva, o qual requer investimentos na estrutura das escolas, formação e valorização dos educadores.
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA