Banca de DEFESA: LUCIANO FREITAS SALES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO FREITAS SALES
DATA: 02/12/2016
HORA: 14:00
LOCAL: ICED
TÍTULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) EM UM CURSO DE MEDICINA NO INTERIOR DA AMAZONIA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO TUTORIAL
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem baseada em problemas. Formação médica. Processo tutorial. Amazônia.
PÁGINAS: 1
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: Muitas são as tentativas de melhorar o processo de formação médica no Brasil. Este estudo busca pesquisar sobre como ocorre o processo tutorial por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no curso de Medicina da UEPA – Campus Santarém. Para Costa (2011), a PBL é uma metodologia centrada no discente, onde se procura que este aprenda por méritos próprios. Assim, o objetivo geral desta dissertação, visa analisar o processo tutorial por meio da PBL no curso de Medicina da UEPA e, especificamente, verificar a percepção de coordenadores, tutores e discentes sobre a metodologia da PBL; averiguar como os tutores conduzem as Tutorias para a PBL; identificar possíveis variáveis que influenciam a prática da PBL nos tutoriais; relacionar as tensões entre a prática da PBL e a formação do tutor e; descrever as contribuições da tutoria como estratégia de ensino da PBL para a formação médica, conforme preconizam as DCN´s. A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Priorizou-se recorte temporal de 2013 e 2016, com aplicação de entrevista semiestruturada com coordenadores e tutores, e questionário padrão PRAXIS aos discentes. Os dados foram tratados com análise de conteúdo de Bardin (2011). Verificou-se que participantes da pesquisa percebem a PBL como uma metodologia que permite a construção autônoma dos conhecimentos a partir de objetivos definido em discussões tutoriais. Compartilham do mesmo pensamento de que a metodologia contribui para a prática do aprender solucionar problemas, como se faz necessário no exercício profissional da medicina. Quanto à condução dos tutoriais pelos os docentes, constatou-se divergência entre o dito pelos mesmos e as respostas dos discentes em relação ao seguimento dos passos da PBL, a avaliação da aprendizagem, o planejamento institucional e o planejamento docente para a operacionalização dos tutorais. Verificou-se que variáveis de ordens pedagógica, administrativa, infraestrutural e acadêmica, influenciam parcialmente a prática dos tutoriais. No entanto, verificou-se na fala dos docentes que se pequenas intervenções fossem tomadas, como a oferta periódica de capacitações voltadas para as metodologias ativas, a manutenção preventiva de recursos tecnológicos usados na agregação de valores aos tutoriais e um melhor apoio psicopedagógico aos discentes, melhoraria o processo ensino-aprendizagem no curso. Quanto às tensões entre a prática da PBL e a formação inicial do tutor, notou-se que apenas dois docentes foram graduados com uso da metodologia e que os demais enfrentaram tensões no início de suas carreiras docentes na instituição. Contudo, relataram superá-las buscando conhecimentos em literaturas específicas e compartilhando entre eles experiências profissionais, bem como participando também de cursos voltados para as metodologias ativas. Verificou-se também que os participantes afirmam que os tutoriais contribuem para a formação de profissionais éticos, críticos, reflexivos e humanísticos que atendam as demandas do Sistema Único de Saúde. Contudo, na prática estes princípios ainda estão por serem consolidados, pois uma metodologia que busca integrar a realidade imediata à própria formação inicial é um grande desafio, principalmente no interior da Amazônia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Externo à Instituição - EDNA FERREIRA COELHO - UEPA
Externo à Instituição - ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA - UnB
Notícia cadastrada em: 23/11/2016 10:27
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