Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA ANANDA CORREA

DISCENTE: TALITA ANANDA CORREA
DATA: 05/10/2016
LOCAL: Prédio H- Sala H305- Campus Rondon
TÍTULO: ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CURSO NA JORNADA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PA
PALAVRAS-CHAVES: Teoria histórico-cultural; Educação Infantil; Proposta pedagógica; Jornada de tempo integral.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: A pesquisa teve como objetivo analisar a Proposta Pedagógica de Educação Infantil em curso de uma instituição pública no município de Santarém-Pa, procurando identificar as especificidades da oferta em jornada de tempo integral. Contemplou a Teoria Histórico-Cultural do desenvolvimento humano como base para compreensão e análise da Proposta Pedagógica ofertada na jornada de tempo integral. A pesquisa de campo teve como lócus uma instituição de Educação Infantil pública do município de Santarém, PA. O estudo envolveu a pesquisa bibliográfica de caso e empírica, sendo o estudo de caso a metodologia utilizada para realização da pesquisa de campo tendo como métodos de coletas de dados a análise documental, a observação e a entrevista semiestruturada com pressupostos teórico-metodológico de abordagem qualitativa. As perguntas chave para entender o que tem sido proposto e efetivado na instituição de Educação Infantil foram: De que forma está sendo efetivada a proposta pedagógica da instituição de educação infantil em jornada de tempo integral no município de Santarém? Como a prática pedagógica é planejada e avaliada na creche e na pré-escola na jornada de tempo integral e tempo parcial? Existem diferenciações na prática pedagógica efetivada para as crianças atendidas no período integral? E no período parcial? Quais as concepções de criança, infância e educação infantil aparecem na proposta pedagógica que vem sendo implementada na instituição em jornada de tempo integral? Como os espaços, os profissionais e as condições infraestruturais possibilitam ou dificultam situações de aprendizagem e desenvolvimento às crianças em jornada de tempo integral e na jornada de tempo parcial? Para apreender, avaliar e reconhecer as categorias que compõem a análise do objeto de estudo procuramos articular o conhecimento teórico de estudiosos da Teoria Histórico-Cultural com conteúdo dos dados coletados a partir do que está exposto na Proposta Pedagógica e na observação do cotidiano da instituição. A coleta de dados abrangeu três turmas de 04 anos do pré-escolar da instituição, sendo duas turmas com atendimento na jornada parcial e uma turma com atendimento na jornada integral. Os resultados parciais do estudo tem demonstrado que a proposta da instituição apresenta poucas divergências entre as jornadas que oferta. Contudo se percebe que o tempo que as crianças passam no atendimento, poderia ser mais bem explorado se as atividades fossem desenvolvidas com objetivações do conhecimento mais elaborado pela humanidade que, de forma geral, não faz parte do currículo da instituição, pois este está imbricado em datas comemorativas e atividades de apreensão de letras e números que não tem função comunicativa para a criança. Tanto que nas brincadeiras as crianças não reproduzem esses conteúdos repassados em formato de aulas para elas, mas imitam as relações e o comportamento que presenciam tanto dentro quanto fora da sala de atividades. Considerando a proposta pedagógica uma importante ferramenta para orientação da prática vigente na instituição se faz necessário que sua efetivação seja mais bem instituída pelos profissionais que fazem parte do processo de educação das crianças pequenas.
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO