Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIVELTON FERREIRA SÁ

DISCENTE: ERIVELTON FERREIRA SÁ
DATA: 05/10/2016
LOCAL: Prédio H- Sala H305- Campus Rondon
TÍTULO: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS COM MOVIMENTOS AMPLOS DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PALAVRAS-CHAVES: Infância; Educação Infantil; corpo e movimento; movimentos amplos
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: No Brasil o Objetivo principal da Educação Infantil é o desenvolvimento integral das crianças conforme Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, ou seja, uma educação que comtemple todas as esferas do desenvolvimento da criança. No entanto, é preciso mais que uma legislação para garantir que as Instituições de Atendimento Educacional às crianças de zero a cinco anos promovam experiências capazes de impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento dos pequenos. No que se refere em específico as atividades relativa à ampla movimentação das crianças são inúmeros os autores que apresentam seus variados benefícios para o desenvolvimento infantil, mas ainda se percebe através de estudos sobre a temática que o trabalho pedagógico com o corpo e movimento muitas vezes é negligenciado ou colocado para segundo plano neste nível de ensino. Na perspectiva de conhecer como se dá esse processo em Santarém Pará, essa pesquisa tem por objetivo geral analisar as experiências de movimentos amplos vivenciadas pelas crianças na pré-escola. Elencamos como objetivos específicos: Conhecer a Proposta Pedagógica da instituição, a proposta curricular municipal, os planos de curso e planos de atividades diárias do professoras verificando as experiências propostas com foco no movimento amplo das crianças; Caracterizar a rotina da instituição, procurando perceber os momentos em que os movimentos amplos mais estão presentes; Compreender a concepção do professor sobre os movimentos amplos e o seu papel no desenvolvimento infantil; Compreender os objetivos das atividades de movimentos amplos planejadas pelo professor. Pará alcançar estes objetivos estamos realizando pesquisa de campo, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Santarém, na turma de pré-escola II com as crianças matriculadas e seu professor, realizamos observação direta com registros em diário de campo e em fotografias e vídeos e realizaremos entrevista semiestruturada filmada com o docente. Realizaremos ainda uma análise da proposta pedagógica do município, do projeto político-pedagógico da Instituição de Educação Infantil e dos planejamentos do professor. Os resultados esperados com esta pesquisa estão relacionados com a reflexão do docente participante sobre a necessidade de atividades corporais de ampla movimentação das crianças na Educação Infantil, bem como o estudo ser um pressuposto teórico a ser utilizado em discussões sobre a formulação ou reformulação dos currículos, no que tange ao trabalho pedagógico com o corpo e movimentos amplos na Educação Infantil no município de Santarém, Pará.
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO