Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ CARLOS RABELO VIEIRA

DISCENTE: LUIZ CARLOS RABELO VIEIRA
DATA: 26/09/2016
LOCAL: Campus Ronodon - ICED - Sala H304
TÍTULO: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo das representações sociais e práticas de docentes e discentes do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Tecnologias de Informação e Comunicação. Representações Sociais. Cibercultura
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: Por meio desta dissertação objetivamos identificar as representações sociais e relações a respeito das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) diante do processo de ensino-aprendizagem, segundo a percepção de docentes e discentes universitários de um instituto de formação de professores. Para alcançar esse desígnio realizamos, inicialmente, uma pesquisa teórica cujas temáticas analisadas possibilitaram a apropriação de conhecimentos, subsidiando-nos, dessa forma, no delineamento da pesquisa empírica. Em se tratando da tipologia de método, adotamos a metodologia mista (quantitativa-qualitativa) com suporte na Teoria das Representações Sociais (TRS), especialmente nas suas abordagens dimensional e estrutural. O locus da pesquisa foi o Instituto de Ciências da Educação (ICED), Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) de Santarém-Pa. Fizeram parte deste estudo 52 professores e 84 universitários. Para a produção de dados utilizamos três técnicas: a) associação livre de palavras – analisada por meio do uso do programa EVOC; b) questionário – cuja descrição dos dados ocorreu com base na utilização de planilhas eletrônicas; c) entrevista – examinada por meio da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo que é embasada na TRS. A pesquisa obteve aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA