Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO DARLEN LOPES DE SÁ CAVALCANTE

DISCENTE: MÁRCIO DARLEN LOPES DE SÁ CAVALCANTE
DATA: 27/09/2016
LOCAL: Campus Rondon - PPGE - ICED
TÍTULO: GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: UM PROPOSTA DE FRAMEWORK PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS BASEADA NA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Motivação. Teoria da Autodeterminação. Cibercultura. Ensino e Aprendizagem
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará, na linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias, problematizou os desafios de investigar como as práticas pedagógicas gamificadas podem contribuir para promover a motivação para o aprendizado significativo dos alunos. Adotou-se como questão norteadora: como práticas pedagógicas que utilizam como estratégia a gamificação podem estimular a motivação para o aprendizado de alunos de cursos de idiomas, de uma escola privada técnica profissionalizante de Santarém-PA? O objetivo foi desenvolver, aplicar e avaliar um modelo visual para o planejamento docente de práticas pedagógicas gamificadas, que provocasse a motivação para a aprendizagem, a partir de uma proposta de framework baseada na Teoria da Autodeterminação. O referencial teórico constituiu-se de diversos autores, destacando-se: Ausubel, Novak, Huizinga, Csikszentmihalyi, Keller, Bzuneck, Alves, Kapp, Werbach, Deci e Ryan. Como metodologia de pesquisa optou-se pela abordagem Design-Based Research, de natureza qualitativa, apoiada pelo estudo de caso. O método de análise de dados será baseado na Análise Textual Discursiva, através dos softwares MAXQDA e NVivo, sendo os instrumentos de coleta de dados: questionário, observação participante e não participante, entrevistas e diários de campo. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos das turmas de idiomas, especificadamente, dos níveis básico e avançado, além dos professores responsáveis de cada turma. Como resultado parcial percebe-se que framework proposto é promissor, porém, os docentes e alunos, sujeitos da pesquisa, deverão contribuir para o refinamento e avaliação do artefato.
Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE