Banca de QUALIFICAÇÃO: MICHELINE DA SILVA BASTOS

DISCENTE: MICHELINE DA SILVA BASTOS
DATA: 26/09/2016
LOCAL: ICED
TÍTULO: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA AMAZÔNIA
PALAVRAS-CHAVES: Formação Inicial de Professores. Currículo. Língua Portuguesa. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Estágio Curricular Supervisionado.
ÁREA: Educação
RESUMO: Estudar a formação inicial dos professores de Língua Portuguesa para a realidade emergente, regida pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, pressupõe um olhar aguçado para as proposições legais que regem a educação nacional brasileira, e ao que vem sendo proposto no âmbito das instituições superiores no que concerne a inserção das TDIC na formação profissional docente. Dessa forma, elegeu-se o Estágio Curricular Supervisionado em Língua Portuguesa, por considerar que este pode configurar num espaço de investigação, questionamento e articulação teórico-prática para construção de novos saberes, incluído os relacionados à integração das tecnologias digitais no ensino-aprendizagem da língua materna. Delimitou-se como objetivo geral “Investigar como o Estágio Curricular Supervisionado contribui para a reflexão teórica e prática do saber profissional docente, considerando a inserção das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no âmbito da formação dos professores de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura Integrada em Letras Português/Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará”. Com relação à metodologia, a pesquisa iniciou com estudo bibliográfico e Estado da Arte e para a consecução do objetivo, propôs-se uma pesquisa-ação colaborativa, de cunho exploratório, abordagem qualitativa e pressuposto crítico-dialético. Os participantes do estudo são Supervisores de estágio, Estagiários, Coordenador do curso estudado que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados teve início com a análise documental do PPC do referido Curso a partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área - CNE/CES n.º 18/2002, das Resoluções CNE/CP 1/2002, CNE/CP 2/2002 e a CNE/CP nº 2/2015 que possibilitaram investigar a formação dos professores de Língua Portuguesa considerando os saberes tecnológicos. Em seguida, procedeu-se a coleta dos dados com os alunos/estagiários de Língua Portuguesa do 6º semestre do Curso de Letras Integradas Português/Inglês/UFOPA. Para estes foi aplicado questionário semiestruturado online, construído no Google Forms. Os resultados parciais da pesquisa, resultante da análise do PPC do curso demonstra que o Curso de Letra apresenta uma proposta formativa para a integração das TDIC, limitadas a um módulo do Centro de Formação Interdisciplinar (Lógica, Linguagens e Comunicação) ofertada no início do curso. Com relação às respostas provenientes dos alunos/estagiários, constatou-se que, de modo geral, embora tenham afirmado ter acesso à internet, possuírem domínio limitado do computador, e uso constante do celular nas atividades diárias e acadêmicas, e terem cursando o referido módulo, precisam visualizar as potencialidades das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem. Tais constatações nos instigaram ao estudo do que vem sendo preconizado pelas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores de Letras no que tange a inserção das TDIC, no sentido de contribuir para repensar esta formação com vistas a uma educação de qualidade.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA