Banca de QUALIFICAÇÃO: CAREN ALESSANDRA KLUSKA

DISCENTE: CAREN ALESSANDRA KLUSKA
DATA: 20/09/2016
LOCAL: UFOPA CAMPUS RONDON, ICED SALA 305
TÍTULO: A educação escolar em Fordlândia – PA e a influência da Companhia Ford Industrial do Brasil, de 1931 a 1945.
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Fordlândia; concepções educacionais
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este trabalho tem como tema a educação escolar em Fordlândia – PA e a influência da Companhia Ford Industrial do Brasil, de 1931 a 1945, período de instalação da primeira escola da localidade sob a vigência do projeto da Companhia Ford Industrial do Brasil de implantar uma plantação de seringueiras para abastecimento das fábricas de automóveis de Henry Ford nos Estados Unidos. A investigação deste tema mostra-se relevante no que diz respeito a História das instituições escolares e história da educação do estado do Pará. O trabalho está dividido em cinco seções, sendo a primeira introdutória. A segunda seção contextualiza o que foi o projeto da Companhia Ford no Brasil, as motivações o empreendimento, a duração e seu fim. Na terceira seção, abordamos o contexto da educação no Brasil, nas décadas de 1930 e 1940, a fim de compreender o momento político e as transformações educacionais que ocorriam no período em estudo. A quarta seção trata da escola construída pela Companhia de Henry Ford em Fordlândia, onde procuramos compreender quais eram concepções educacionais presentes, a quais interesses atendiam, e se estavam de acordo com a legislação brasileira em vigência no período. Assim, pode-se caracterizar esta pesquisa como um estudo de caso, onde realizamos pesquisa bibliográfica e de campo, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas e pesquisa e analise documental. A quinta e última seção traz as considerações finais sobre a pesquisa, os dados coletados e análise realizada.
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA