Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN AQUINO OLIVEIRA

DISCENTE: LILIAN AQUINO OLIVEIRA
DATA: 05/09/2016
LOCAL: ICED SALA 305
TÍTULO: AS RELAÇÕES ENTRE AVALIAÇÃO, PLANEJAMENTO E GESTÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação da educação superior; planejamento institucional; gestão Institucional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
RESUMO: Este trabalho de pesquisa problematizou sobre “As relações entre avaliação, planejamento e gestão institucional na Universidade Federal do Oeste do Pará”. Trata-se de uma análise da atual política nacional de avaliação da educação superior, e de suas relações com o planejamento e a gestão institucional, a partir do que se desenvolveu na Ufopa, tendo como objetivo geral analisar as relações existentes entre as práticas de avaliação do ensino superior no âmbito do SINAES, o planejamento e a gestão da Ufopa, nos anos de 2012 a 2014. A natureza da pesquisa exigiu a compreensão do objeto de estudo em sua dinamicidade sociohistórica, implicando recorrer a aportes teóricos interdisciplinares. Para coletar dados e informações necessárias, realizamos um estudo bibliográfico com vistas a dar sustentação às pesquisas documental e empírica realizadas. Apoiamos nossas discussões em autores que compreendem a avaliação em sua concepção emancipatória, como Dias Sobrinho, Rothen, Ristoff e Queiroz, entre outros. Análise da atual política nacional de avaliação da educação superior exigiu uma densa análise do aparato legal pertinente ao Sinaes, a fim de possibilitar a compreensão da materialização do Sistema e de seus desdobramentos no planejamento e na gestão da instituição lócus do estudo. Entre as conclusões permitidas pelo estudo, destacamos a não integralidade institucional no reconhecimento e adoção dos resultados da avaliação interna como indicadores para o planejamento e a gestão da Universidade e a valorização pela Ufopa da função reguladora da avaliação.
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA