Banca de QUALIFICAÇÃO: TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA

DISCENTE: TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA
DATA: 26/08/2016
LOCAL: ICED
TÍTULO: Os Indígenas e o Ensino Superior na Amazônia: realidade e perspectiva da Universidade Federal do Oeste do Pará.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Ações Afirmativas. PSE/Ufopa. Escolarização Indígena. Amazônia.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A inserção e participação dos povos indígenas no Ensino Superior fazem parte de lutas e reivindicações históricas dos movimentos sociais que sempre reivindicaram igualdades de condições na educação e, também, participação nas políticas públicas educacionais. Em função de sua relevância no cenário educacional brasileiro, elegeu-se essa temática para um estudo sobre o acesso e permanência dos indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Seu objetivo geral é diagnosticar as políticas e estratégias de acesso e permanência dos indígenas na Ufopa, ingressos pelo PSE, no período de 2010 a 2015, e seu impacto para uma Educação Superior de qualidade para esses povos. Os objetivos específicos visam: analisar o contexto de criação da Ufopa na proposta do REUNI; caracterizar o PSE da Ufopa do período de 2010 a 2015; mapear e analisar as politicas e estratégias da Ufopa para garantir a permanência e diminuir as dificuldades dos indígenas nos seus cursos de Graduação e por fim, propor uma educação para os indígenas ingressos na Ufopa baseada nos princípios da Educação Integral. É uma pesquisa qualitativa (FLICK, 2009), descritiva e exploratória (GIL, 2008), do tipo estudo de caso (CHIZZOTI, 2014); uma pesquisa microetnografia (RINCÓN; LATORRE, 1992) em função de a pesquisadora atuar na Pró-Reitoria onde foi coletado grande parte dos dados. Os instrumentos adotados para a obtenção de dados foram: questionário e entrevista aplicados aos gestores, docentes, lideranças indígenas, discentes indígenas e não indígenas da Ufopa. A pesquisa aborda o processo histórico das politicas públicas no Brasil (PAULILO, 2010); o processo de escolarização dos indígenas (FERRARO; SCHAFER, 2007); as especificidades educacionais da região Amazônica (CAVALCANTE, 2000); a educação integral (GUARÁ, 2006); a Educação como Pratica da Liberdade (FREIRE, 1997); a Pedagogia Decolonial (MIGNOLO, 2005; WALSH, 2008); a Pedagoga Crítica (GIROUX, 1998); a Educação Intercultural (GASCHÉ, 2008) e o Multiculturalismo (CANDAU; MOREIRA, 2011). Os dados resultaram em uma triangulação, analisados a partir da concepção de Bardin (1997). Sobre o acesso dos estudantes indígenas pelo PSE na Ufopa, no período de 2010 a 2015, os resultados preliminares apontam que a Ufopa disponibilizou o total de 311 vagas nos cinco PSE’s já realizados. No registro do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA, 2015), a Ufopa tem aproximadamente 288 estudantes indígenas ativos ingressos pelo PSE e mais de 17 etnias. A Etnia Arapiun, com 51 alunos. Dos seis institutos temáticos da Ufopa, os que concentram maior número de estudantes indígenas são o Instituto de Ciências da Educação (ICED), com 43% e, em segundo, o Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) com 19%, seguido do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), com 16%, o Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) com 14 %, o Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) com 5% e por fim, o Instituto de Saúde Coletiva (ISCO) com apenas 3 %. Entre os cursos com maior número de estudantes indígenas reprovados estão os Cursos de Letras/Inglês e História/Geografia (ICED) e Direito (ICS). Entre os cursos com menor reprovação dos estudantes indígenas na Ufopa estão a Pedagogia (ICED), a Arqueologia e a Antropologia (ICS).
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo ao Programa - 1299911 - FLORENCIO ALMEIDA VAZ FILHO