Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO FREITAS SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO FREITAS SALES
DATA: 29/08/2016
HORA: 08:00
LOCAL: ICED
TÍTULO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO CURSO DE MEDICINA DA UEPA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO TUTORIAL
PALAVRAS-CHAVES: Formação médica. Aprendizagem baseada em problemas. Processo tutorial. UEPA. Amazônia.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Muitas são as tentativas de melhorar o processo de formação médica no Brasil. Este estudo busca pesquisar sobre como ocorre o processo tutorial por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) no curso de Medicina da UEPA – Campus Santarém. Para Costa (2011), a PBL é uma metodologia centrada no discente, onde se procura que este aprenda por méritos próprios. Assim, o objetivo geral visa analisar o processo tutorial por meio da PBL no curso de Medicina da UEPA e, especificamente, verificar a percepção de coordenadores, tutores e discentes sobre a metodologia da PBL; averiguar como os tutores conduzem as Tutorias para a PBL; identificar possíveis variáveis que influenciam a prática da PBL nos tutoriais; relacionar as tensões entre a prática da PBL e a formação do tutor e; descrever as contribuições da tutoria como estratégia de ensino da PBL para a formação médica, conforme preconizam as DCN´s. A abordagem metodológica é qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso, com pesquisa bibliográfica, documental e empírica. Priorizou-se recorte temporal de 2013 e 2016, com aplicação de entrevista semiestruturada com coordenadores e tutores, e questionário padrão PRAXIS aos discentes. Os dados serão tratados com análise de conteúdo de Bardin (2011). Verificou-se em pesquisa bibliográfica que muitas instituições estão em processo de adequação de seus Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos Cursos de Medicina (Resolução 03/CNE, 2014). Quanto ao Curso de Medicina da UEPA – Campus Santarém, seu funcionamento iniciou em 2006 com a proposta metodológica da PBL e seu PPP foi reformulado em 2015 para atender as Diretrizes Curriculares vigentes, contemplando as categorias perfil do egresso, competências profissionais, metodologia de ensino e avaliação da aprendizagem. Através da aplicação de teste piloto do questionário junto a discentes deste curso constatou-se que tutoriais são marcados por momentos distintos, nos quais nos primeiros anos são conduzidos por profissionais não médicos e que na percepção deles é um fator que não contribui para a integralização das atividades que complementam os tutoriais, ficando a desejar o processo de formação, porém, a partir do terceiro an, discorre uma melhoria no processo tutorial, pois os problemas começam a ser debatidos por médicos. Constatou-se também que os discentes passaram pelo período de adaptação à esta metodologia e se co-responsabilizam pela formação por meio autônomo e ativo no processo de construção dos conhecimentos, a partir do norteamento dos tutores a respeito dos caminhos a serem seguidos para o desfecho dos problemas estudados nos tutoriais. A título provisório nota-se que as DCN’s da área apontam para uma Formação Médica com práticas de metodologias ativas, formação de profissionais éticos, críticos, reflexivos e humanísticos que atendam as demandas do Sistema Único de Saúde. Contudo, na prática estes princípios ainda estão por serem consolidados, pois uma metodologia que busca integrar a realidade imediata à própria formação inicial é um grande desafio, principalmente no interior da Amazônia.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP
Externo à Instituição - EDNA FERREIRA COELHO - UEPA
Externo à Instituição - ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA - UnB
Notícia cadastrada em: 25/08/2016 15:23
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