Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIVALDA NASCIMENTO DA SILVA

DISCENTE: EDIVALDA NASCIMENTO DA SILVA
DATA: 20/08/2016
LOCAL: Campus Rondon
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO, POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA CONSTRUÇÃO À PARTILHA DE SABERES
PALAVRAS-CHAVES: Educação do Campo. Políticas Públicas. Formação de Professores
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A Educação do Campo no Brasil vem passando por um momento de ressignificação a partir do crescimento das pesquisas nessa área, da luta dos movimentos sociais sobre uma educação específica para o campo e da reivindicação de políticas públicas para a formação de professores das escolas do campo. No âmbito da formação de professores há uma indagação sobre a utilidade do que se aprende nos cursos de formação e o que se deve ensinar nas escolas. Os currículos de formação são compatíveis com as necessidades específicas de formação? Educação do Campo, Políticas Públicas e Formação de Professores: da construção à partilha de saberes é um estudo de caso do Programa de Apoio à Formação de Professores – PROCAMPO, do IFPA – Campus Santarém, que tem como interesse analisar quais as contribuições da matriz curricular proposta pelo programa para a formação pedagógica dos docentes, verificando quais os eixos temáticos de formação são considerados mais relevantes para o processo de ensino e aprendizagem e como a formação poderá auxiliar para a geração de novos conhecimentos. O processo de pesquisa qualitativa envolveu a análise bibliográfica e documental na exploração das literaturas sobre o tema e dos documentos norteadores do programa como: Legislações, Diretrizes, PPC do Curso, Portfólios de aprendizagem, Relatórios e TACs. Os dados obtidos receberam o tratamento por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009), para a seleção das categorias. Os resultados do estudo serão apresentados ao final da pesquisa.
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO